Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Adoção de práticas de ESG serve de diferencial nas empresas

Green paper with the word "ESG" written on it. The paper is green and has a graph on it. The graph shows three lines, one for each of the three ESG factors: environment, social, and governance.

Empresas dos mais diversos portes e segmentos da economia brasileira estão adotando em suas organizações o conceito de ESG, uma sigla em inglês que significa “environmental”, “social andgovernance” e corresponde à adoção de um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que pode ser usado para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade.

O termo ESG foi definido em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who CaresWins. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.

Em muitas organizações, as práticas de ESG estão alinhadas aos seus compromissos com o desenvolvimento socioeconômico e meio ambiente das comunidades onde atuam. As ações sociais envolvem o engajamento da comunidade, a participação dos colaboradores e parceiros com o objetivo de conscientizar as equipes sobre a importância do voluntariado, fomentando práticas de transformação social, como a transferência de conhecimento e habilidades, a promoção da igualdade de oportunidades e a contribuição com a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre essas ações, muitas vezes ocorrem reforma e limpeza de espaços públicos, iniciativas educativas em escolas, como feiras de profissões e palestras sobre educação no trânsito, entre outras.

A manutenção de um ambiente de negócios sustentável com foco no meio ambiente e em boas práticas de governança aponta a preocupação das empresas em consolidarem a reformulação de seus processos para implantação dos pilares do ESG e a sociedade tem cobrado a adoção dessas práticas. Elas têm vantagens no mercado, com a possibilidade de reduções nos custos e aumento da rentabilidade a médio e longo prazos, isso por conta da atração e fidelização de clientes, com produtos mais sustentáveis.

Práticas ambientais, como diminuição de consumo de água e energia, por exemplo, também podem causar diminuição nos custos e aumento de aporte financeiro.


Continua após a publicidade

A governança exige maior transparência e controle das práticas desempenhadas pela empresa, mostrando, regularmente, ações e resultados claros e objetivos, por meio de relatórios ESG comprometidos com o caminho que estão seguindo. Em resumo, a adoção das práticas de ESG pelas empresas se tornará cada vez mais uma questão de sustentabilidade e perenidade de seus negócios, afinal, não é razoável acreditar que os consumidores de uma forma geral estarão propensos a demandar produtos e serviços de empresas que não estejam preocupadas com a preservação do meio ambiente, atentas às questões sociais e de governança.

*Valdir Augusto de Assunção é presidente do IBEF Campinas Interior Paulista, com mais de 35 anos de experiência em auditoria e consultoria em empresas nacionais e internacionais de grande, médio e pequeno portes, dos quais 21 anos como Sócio da PwC. Foi CEO/Líder das operações da PwC no Interior do Estado de SP por 7 anos até julho de 2020.

Autor

  • Valdir Augusto

    Presidente do IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças)

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

prefeitura de santos multa

Prefeitura de Santos multa empresas por contaminação em rede de drenagem

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );