Em 2025, nasce a Geração Beta (2025-2039), a primeira a crescer em um mundo onde a tecnologia, a inteligência artificial e a sustentabilidade não são apenas tendências, mas partes essenciais da vida cotidiana.
Conforme observado por especialistas, essas crianças já estão imersas em inovações que moldarão suas escolhas, interações e até identidades, criando uma geração adaptada à era digital de maneira profunda e natural.
Profissionais falam de um mundo em que a inteligência artificial deixa de ser assunto do futuro, e se torna rotineiro para essas crianças desde os primeiros passos. O aprendizado, por exemplo, será moldado por algoritmos inteligentes, que adaptarão métodos e conteúdos para otimizar o desenvolvimento de cada um.
Quer a prova? Imagine, então, um mundo onde a educação se torna personalizada, quase como uma extensão da própria mente de cada estudante. Porém, a Geração Beta não será somente uma geração de consumidores passivos de inovações.
Acompanhando os avanços tecnológicos, como o transporte autônomo e os ambientes imersivos, eles também serão cidadãos mais conscientes. E, assim como as gerações que os precederam, sua identidade será definida pela forma como se posicionam frente aos desafios do mundo.
Tecnologia e sustentabilidade
Os Betas crescerão em uma realidade onde os problemas globais serão mais urgentes do que nunca. Já em seus primeiros anos de vida, a crise climática e as questões ambientais farão parte do seu aprendizado.
Esses fatores podem transformá-los em cidadãos com mentalidade focada na preservação e na adaptação, de modo que a sustentabilidade será um comportamento enraizado em suas escolhas diárias.
Essa consciência ambiental virá acompanhada de um uso mais responsável da tecnologia. Os pais da Geração Beta, que pertencem à Geração Z (1997-2010), sabem bem dos benefícios e também dos riscos que as telas podem trazer.
Um exemplo é a tecnologia, que será utilizada, sim, mas com uma dose maior de equilíbrio e moderação. A era dos excessos de informação e consumo passará, dando espaço para uma conexão mais intencional e significativa com o digital.
Consumo cultural
Cada geração tem suas marcas, suas tendências, e a Geração Beta não será diferente. As marcas já estão se antecipando para entender seus comportamentos.
Segundo o Google Trends, o termo “Geração Beta” gerou um pico de interesse em 2025, e reflete uma busca por respostas sobre como essa nova geração se comportará. Como no passado, as gerações marcam também uma era de mudanças nos hábitos de consumo.
Tente imaginar calças jeans, por exemplo. Na virada do milênio, a skinny ganhou notoriedade, mas logo foi superada pelo conforto das calças mom.
As gerações, com suas particularidades, influenciam até os modelos de vestuário, e as empresas sabem disso. Ou seja, se trata de criar produtos e, também, de criar uma identidade para as pessoas – algo que vai além do simples ato de consumir.
Era ‘multigeracional’
A troca entre gerações no ambiente de trabalho também ganha um novo significado. Atualmente, convivem em muitas empresas as gerações Baby Boomer, X, Millennial e Z, todas com suas visões de mundo e formas distintas de se comunicar.
A chegada da Geração Beta promete ainda mais diversidade e desafios. Como se darão essas trocas? Como se encontrarão as novas ideias com as experiências dos mais velhos?
A convivência entre tantas perspectivas diferentes é um dos grandes frutos de uma sociedade em transformação.
Cada geração traz uma nova forma de ver o mundo, de lidar com o trabalho, a comunicação, as relações. E, no fim, todas essas diferenças podem convergir para algo maior; um espaço mais inclusivo, inovador e, acima de tudo, consciente.
A qual geração eu pertenço? Entenda
Baby Boomer (1946-1964) — A Geração Baby Boomer cresceu em um período pós-guerra, com valores voltados para o trabalho duro e a estabilidade financeira.
A educação rígida e disciplinada influenciou sua visão de mundo, com foco em conquistas materiais, como casa, carro e lazer.
Geração X (1965-1980) — A Geração X é marcada pela independência e pragmatismo, buscando estabilidade profissional e pessoal através do aprimoramento de habilidades.
Nativos de um mundo que vivenciou grandes transformações tecnológicas e sociais, são adaptáveis ao digital, mas também valorizam experiências offline.
Geração Y ou Millennials (1981-1996) — A Geração Y é a transição entre o analógico e o digital, com grande facilidade para multitarefas e uma forte conexão com as causas sociais.
Criativos e inovadores, buscam por oportunidades que lhes ofereçam flexibilidade, propósito e igualdade no ambiente de trabalho.
Geração Z (1997-2010) — A Geração Z é a primeira completamente digital, valorizando a rapidez, a independência e a autenticidade.
Nativos das redes sociais, são rápidos em tomar decisões e priorizam a transparência. Buscam aprendizado autônomo e flexível, utilizando plataformas digitais para consumir conteúdo.
Geração Alfa (2010 – 2024) — A Geração Alfa é imersa em tecnologia desde o nascimento, com uma relação estreita com dispositivos móveis e plataformas digitais.
Eles são rápidos em se adaptar e têm uma aprendizagem mais sensorial, com um forte foco em estímulos visuais e interativos. Sua capacidade de adaptação às mudanças será uma das suas principais características.
Primeiros bebês da Geração Beta nascem na Baixada Santista
A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, recebeu seus primeiros habitantes de 2025 logo nas primeiras horas do ano. Segundo informações obtidas pelo VTV News, os primeiros nascimentos da região foram de gêmeos. Bernardo e Benício vieram ao mundo em Praia Grande (SP), no dia 1°.
O primeiro a nascer foi Bernardo, às 00h07 de quarta-feira (1º), com 1,1 kg. Três minutos depois, Benício nasceu com 3,1 kg. O parto cesáreo aconteceu no Hospital Municipal Irmã Dulce, localizado no Bairro Boqueirão, em Praia Grande.
Pouco depois, às 1h13, Maria Alice chegou ao mundo em Cubatão (SP), com 2,9 kg, embora o local do parto não tenha sido divulgado. Às 1h30, Elias Novaes Safira veio à luz em um parto domiciliar, na Vila Zilda, em Guarujá (SP), com 3,5 kg, sendo posteriormente levado ao Hospital Santo Amaro para o corte do cordão umbilical.
Em Santos (SP), Haniel nasceu às 7h40, no bairro Rádio Clube, na Maternidade Silvério Fontes, pesando 3,6 kg. Já em Bertioga (SP), Laura Gabriele veio ao mundo às 10h26, pesando 2,9 kg e com 46 centímetros de comprimento.
Por fim, às 21h49, na Maternidade Municipal de São Vicente, nasceu a pequena Jade, com 4,2kg e 52cm. O nome, segundo os pais, foi inspirado na filha da influenciadora Andreza Chimenes, conhecida como ‘Japa Chimenes’.