A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, deve receber cerca de 450 mil fiéis durante as celebrações da padroeira do Brasil, que teve início no começo do mês e vai até o próximo domingo (19), segundo estimativas da prefeitura local.
Além disso, até o fim do feriado, aproximadamente, 40 mil romeiros devem chegar ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, só pela Rodovia Presidente Dutra.
Neste sábado (11), quando se encerra a tradicional novena pela santa, acontece a procissão até a Capela de São Geraldo, onde a imagem de Nossa Senhora foi exposta pela primeira vez, há 200 anos.
Autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, já confirmaram presença na missa solene deste domingo (12).
Dia de Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado nacional, consagrando Nossa Senhora Aparecida, pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1980.
É considerada grande protetora das mulheres, principalmente das mães, e das crianças, e, por isso, hoje também é comemorado o Dia das Crianças.
Oração a Nossa Senhora Aparecida
“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!”