Neste mês acontece a chuva de meteoros Líridas, que pode ser observada a olho nu. Este fenômeno ocorre anualmente em abril e é uma das chuvas de meteoros mais antigas documentadas. De acordo com a Organização Internacional de Meteoros, ocorrerá entre os dias 17 e 26 de abril, mas o ápice do acontecimento está previsto para as noites de 21 e 22 de abril. Em condições favoráveis, as Líridas chegam a produzir de 10 a 20 meteoros por hora.
Embora o fenômeno seja mais visível no Hemisfério Norte, também poderá ser visto no Hemisfério Sul. No Brasil, a melhor hora para observar é por volta das 2h da manhã, quando o céu está mais escuro e limpo, favorecendo a visualização dos fragmentos.
O que são as Líridas?
As Líridas são uma chuva de meteoros que ocorre quando a Terra passa pelo rastro de detritos deixado pelo cometa Thatcher e esses fragmentos entram na atmosfera terrestre a altíssimas velocidades e se desintegram. Registros históricos indicam que esta chuva é observada desde 687 a.C, sendo uma das mais antigas conhecidas pela humanidade.
Como observar esse fenômeno?
Escolha um local com pouca iluminação, de preferência distante da cidade, como áreas rurais ou praianas.
Continua após a publicidade
Use aplicativos de astronomia para ajudar na identificação do ponto de origem desses meteoros, que geralmente vêm da constelação de Lira. Algumas opções são: Star Walk, SkyView e Stellarium
Espere cerca de 30 minutos para que seus olhos se ajustem à escuridão e observe o máximo possível do céu.