Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Cidade do litoral de SP pode se tornar capital simbólica do Brasil; saiba qual

Foi no município que a colonização do Brasil se consolidou a partir de 1532

E se, por um dia, a capital oficial do Brasil não fosse Brasília? Essa é a proposta de um Projeto de Lei (PL) que pretende transformar São Vicente, a primeira vila brasileira, na capital simbólica do país todo 22 de janeiro. A ideia, apresentada pela deputada federal Renata Abreu (Podemos), foi aprovada na Câmara dos Deputados.

O objetivo da proposta é destacar o valor histórico da cidade, que foi a primeira vila brasileira e onde ocorreu a fundação do sistema democrático na América. A data escolhida, 22 de janeiro, é marcada pelo aniversário da Vila de São Vicente, criada em 1532 durante o início da colonização portuguesa.

Segundo a Prefeitura de São Vicente, foi na cidade que aconteceu a primeira eleição das Américas, elegendo os “oficiais da Câmara”, equivalentes aos atuais vereadores. “São Vicente é o marco inicial da nossa história. É mais do que justo reconhecer essa importância simbólica e histórica”, afirmou a deputada Renata Abreu em nota.

Projeto aprovado na Comissão de Cultura

O prefeito Kayo Amado (Podemos), celebrou a aprovação na Comissão de Cultura da Câmara. “Essa conquista será um orgulho para nós. São Vicente merece esse reconhecimento. É o lugar onde nasceu a democracia nas Américas”, destacou em comunicado. Ele reforçou que a iniciativa dará ainda mais visibilidade ao município.

O PL 3052/2023 foi apresentado em junho de 2023. O parecer favorável, por sua vez, foi lido pelo deputado federal Douglas Viegas (União Brasil) durante uma reunião extraordinária da Comissão de Cultura, na última quarta-feira (28/05). Conforme apurado, o próximo passo é colocá-lo em votação no Plenário da Câmara.

Saiba como foi a fundação de São Vicente, a primeira vila do Brasil

Enviado pela Coroa Portuguesa com a missão de consolidar a colonização do Brasil, Martim Afonso de Sousa liderou a fundação de São Vicente em 22 de janeiro de 1532. A escolha do local foi estratégica devido à posição geográfica favorável no litoral paulista, permitindo acesso ao interior e proteção natural contra invasões.

Martin Afonso trouxe consigo colonos, ferramentas e sementes, além de estabelecer a primeira estrutura administrativa do Brasil. Ele criou uma vila com pelourinho, igreja e câmara municipal, elementos que simbolizavam a autoridade portuguesa. Assim, o município tornou-se o primeiro núcleo urbano da colônia.

O objetivo era organizar o território e promover desenvolvimento econômico, incluindo a introdução do cultivo de cana-de-açúcar e a instalação de engenhos. Com a fundação de São Vicente, iniciou-se o sistema de capitanias hereditárias, quando grandes lotes de terra foram entregues a donatários para serem explorados.


Continua após a publicidade

Autor

  • Renan da Paz

    Jornalista com três anos de experiência em comunicação multiplataforma, com atuação em televisão (apresentação, reportagem, produção, direção, roteirização e edição), assessoria de imprensa e produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, é produtor na VTV SBT e repórter web do VTV News.

VEJA TAMBÉM

Gráfico comparativo ilustrando a grande diferença entre o volume de buscas por conteúdo adulto e futebol no Brasil, conforme estudo do Sexlog.

Futebol ou sexo? Estudo revela o que brasileiros mais pesquisam na internet

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília, contexto do início de seu tratamento de radioterapia preventiva após cirurgia de câncer de pele.

Lula encerra tratamento contra câncer de pele após 15 sessões de radioterapia

o que fazer em santos

Agenda cultural em Santos: festas juninas, shows, teatro e esporte no fim de semana

Confira o trânsito do Sistema Anchieta-Imigrantes para está sexta-feira do Dia dos Namorados

Anchieta e Imigrantes registram pontos de congestionamento nesta sexta-feira

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.