O novo Desenrola Brasil foi anunciado nesta segunda-feira (4) com o objetivo de facilitar o pagamento de dívidas dos brasileiros. Uma das principais novidades é a renegociação de débitos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que deve beneficiar mais de 1 milhão de estudantes inadimplentes.
De acordo com o Ministério da Educação, a renegociação é destinada a estudantes com débitos vencidos e não pagos até o dia 4 de maio de 2026 (data em que foi instituída a Medida Provisória nº XX/2026, que alterou a Lei nº 10.260/2001, responsável por regulamentar o programa).
Com a medida, os estudantes terão acesso a descontos expressivos e opções de parcelamento, analisados de acordo com a situação de cada beneficiário.
Condições de renegociação
Débitos vencidos há mais de 90 dias:
- Pagamento à vista: Desconto total dos encargos e redução de até 12% do valor principal.
- Parcelamento: Em até 150 parcelas mensais, com perdão de 100% de juros e multas.
- Estudantes inscritos no CadÚnico (em situação de vulnerabilidade social) com débitos vencidos há mais de 360 dias:
- Quitação integral: Desconto de até 99% do valor consolidado da dívida.
Demais estudantes com débitos vencidos há mais de 360 dias: Possibilidade de quitação com desconto de até 77% do valor total consolidado, incluindo o valor principal.