O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta-feira (2), às 23h59, após o MEC prorrogar o período no dia 25 de abril.
Os pedidos devem ser feitos online, na Página do Participante do exame, com o login do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O mesmo prazo deve ser respeitado pelos participantes do Enem do ano passado que tiveram a gratuidade da taxa de inscrição, faltaram aos dias de prova, e, agora, desejam fazem novamente o Enem de graça. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, explica que a justificativa de ausência também deve ser feita na Página do Participante.
Quem tem direito a isenção da taxa do Enem?
- matriculadas na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;
- que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em unidade de ensino privada;
- em situação de vulnerabilidade socioeconômica e Integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
- participantes do programa federal Pé-de-Meia.
Já as condições aceitas como justificava para ausência nos dias do Enem de 2024 incluem, entre outras:
Continua após a publicidade
- assalto/furto;
- acidente de trânsito;
- morte na família;
- maternidade e paternidade;
- mudança de domicílio para acompanhamento de familiar;
- privação de liberdade;
- emergência/internação/repouso médico ou odontológico;
- e trabalho ou atividade escolar.
O edital do Inep, que especifica as regras para justificativa, esclarece que as situações acima devem ter ocorrido nos dias de aplicação regular do exame (3 ou 10 de novembro de 2024) ou nas datas de reaplicação das provas (em 10 e 11 de dezembro de 2024).