Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Governo autoriza nova autópsia em Juliana Marins após chegada do corpo ao Brasil

O corpo da Juliana Marins tem previsão de chegar nesta terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Juliana Marins (Foto: Redes sociais)

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou que o governo brasileiro cumprirá voluntariamente o pedido da família de Juliana Marins e autorizará uma nova autópsia assim que o corpo da jovem chegar ao país. Juliana morreu em um acidente durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia. O novo exame pericial será realizado em até seis horas após o pouso em território nacional.

De acordo com a Emirates à agência estatal de comunicação, Agência Brasil, o corpo da turista brasileira tem previsão de chegar nesta terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O desembarque está previsto para as 17h15 no Terminal 3. A expectativa é que o caixão seja transferido ao Rio de Janeiro após a chegada em São Paulo.

O pedido de nova autópsia foi protocolado pela Defensoria Pública da União (DPU) na Justiça Federal de Niterói (RJ), com base em dúvidas levantadas pela família de Juliana sobre a causa da morte. A certidão de óbito emitida pela Embaixada do Brasil na Indonésia, segundo a DPU, não esclareceu com precisão o momento do falecimento.

A brasileira Juliana Marins, morreu após cair e rolar por centenas de metros em uma trilha na borda do vulcão Rinjani, na ilha de Lombok. O acidente ocorreu na manhã de sábado (21), mas a localização do corpo só foi possível na segunda-feira (23), com o uso de um drone térmico. Um socorrista chegou até ela na terça (24), e o resgate foi concluído na quarta-feira (25).

O exame realizado por legistas na Indonésia apontou hemorragia interna, fraturas e traumas por contusão como causa da morte. De acordo com os legistas, Juliana ainda sobreviveu por cerca de 20 minutos após o início da hemorragia. O laudo estimou que a morte tenha ocorrido entre 12 e 24 horas antes de o corpo chegar ao hospital.

Ainda assim, a AGU atendeu ao pleito da família e da DPU para garantir a preservação de possíveis evidências, diante da impalpabilidade de certos aspectos do laudo estrangeiro.

Mudanças no trajeto e críticas à companhia aérea

Inicialmente, o plano da companhia aérea previa o desembarque diretamente no Rio de Janeiro na quarta-feira (2). A mudança de rota foi acordada com a família e divulgada à Agência Brasil pela Emirates, que se pronunciou em nota: “A Emirates informa que, em coordenação com a família, novos preparativos foram feitos para o transporte do corpo de Juliana Marins […] A Emirates estende suas mais profundas condolências à família neste momento difícil”.

No domingo (29), familiares de Juliana criticaram a demora na definição do translado a partir de Bali. A companhia conecta o Brasil à Indonésia via Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

VEJA TAMBÉM

golpe-do-amor-3

Relacionamento que começou no TikTok termina em golpe de meio milhão no litoral de SP

clima em piracicaba

Sem chuva clima em Piracicaba deve continuar ameno no fim de semana

CLIMA CAMPINAS

Sem chuva clima em Campinas deve continuar ameno no fim de semana

Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste Doeste Facebook Oficial

TCE emite parecer desfavorável à Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste referentes a 2023

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.