O escritor, jornalista, radialista, compositor e educador José de Paiva Netto, fundador e presidente das Instituições da Boa Vontade de Deus (LBV), faleceu nesta terça-feira (7), aos 84 anos, no Rio de Janeiro, segundo nota oficial divulgada por sua equipe. Ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo.
Nascido em 2 de março de 1941, no Rio de Janeiro, Paiva Netto dedicou mais de seis décadas à obra de assistência social, educação e comunicação da LBV, consolidando a entidade como um dos maiores movimentos humanitários do país. Sob sua liderança, a LBV passou a ter papel de destaque na Organização das Nações Unidas (ONU).
Ele também fundou o Templo da Boa Vontade, em Brasília, um monumento que se tornou um dos principais pontos de peregrinação do Brasil. Além disso, é autor de diversas obras e colaborou com veículos de imprensa.
Em nota, a equipe informou “com profundo respeito e gratidão” o falecimento do líder espiritual:
“Comunicamos que retornou à Grande Pátria Espiritual o jornalista, radialista, escritor, presidente das Instituições da Boa Vontade, nosso querido Irmão Paiva.”
A equipe destacou que foram “84 anos de vida terrena, dos quais 69 foram consagrados, incansavelmente, dia e noite, a consolidar e expandir suas pioneiras teses ecumênicas e as obras que ele tanto amava.”
A LBV também homenageou Paiva Netto como um dos “mais notáveis educadores, comunicadores, escritores e filantropos de todos os tempos”, e reafirmou o compromisso de dar continuidade ao seu legado:
“Permaneceremos firmes, honrando sua memória e perpetuando seu legado”, conclui o texto.
Paiva Netto era casado com Lucimara Augusta e deixa filhos, netos e bisnetos. A instituição informou que haverá uma programação especial de homenagens nesta quarta-feira (8), em São Paulo.ciou que haverá programação especial de homenagens ao Paiva nesta quarta (8), em São Paulo.