Um oficial da Marinha ficou ferido após o navio petroleiro Olavo Bilac colidir com o píer da Marinha do Brasil no Porto de Santos, na Baixada Santista. A batida aconteceu durante uma manobra por volta das 23h20 da última quarta-feira (12), quando o navio enfrentou problemas no leme.
Conforme apurado pelo VTV News, a embarcação saía do cais da Alemoa 1 e dirigia-se para o cais de Outeirinhos 1, em Santos. O impacto também atingiu três embarcações da Marinha atracadas no píer: os navios Guajará, Guaporé e Maracanã.
A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que o acidente gerou danos visíveis às estruturas usadas para atracar. Já um oficial da Marinha que estava no local sofreu escoriações leves na perna e foi encaminhado à Santa Casa de Santos para atendimento. Ele foi liberado após os procedimentos.
Problema no leme da embarcação causou colisão
Segundo nota da Transpetro, responsável pelo atracadouro afetado, o acidente foi causado por um travamento no leme da embarcação. Assim como informou que não houve vazamento de carga e que uma comissão de investigação será instaurada após autorização da Marinha.
Em nota, a Marinha do Brasil informou que os danos aos navios não afetaram sua flutuabilidade. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) instaurou um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (Ifan). Por conta disso, o navio Olavo Bilac permanece retido no Porto de Santos até a conclusão da investigação.
Um rebocador levou o Olavo Bilac, carregado com 50 mil toneladas de óleo combustível, para o cais da Alemoa 1.
Continua após a publicidade
Imagens do site Marine Traffic – que rastreia o percurso de embarcações – mostram o momento em que o navio perdeu o controle, interrompendo sua rota para Angra dos Reis (RJ). Além disso, a embarcação ficou próxima ao píer da Marinha antes de ser estabilizada por rebocadores.
O navio
Com 249 metros de comprimento e capacidade para 114 mil toneladas de porte bruto (TPB), o Olavo Bilac integra a frota de navios tanque da Transpetro. Ele, porém, é um dos três homenageados com nomes de poetas brasileiros, ao lado de Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade.
Equipes da Autoridade Portuária farão uma inspeção detalhada no píer atingido para avaliar os prejuízos, de acordo com a APS. Enquanto isso, o tráfego marítimo no Porto de Santos segue normalizado, sem impacto para as demais operações.