O mês de julho começa com uma quarta onda de frio, derrubando as temperaturas apesar de não ser tão intensa quanto as últimas.
Esta é a segunda onda de frio desde que o inverno começou oficialmente no dia 21 de junho. Segundo o Instituto Climatempo, as temperaturas ficam baixas até o dia 4 de julho e as áreas mais impactadas ficam no centro-sul do Brasil.
Sentirão os efeitos do frio as regiões Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e parte dos estados de São Paulo, Rondônia, Acre e Amazonas.
No entanto, a circulação de ventos na América do Sul não permitirá o avanço do ar polar sobre todo o sudeste do Brasil. Além disso, a tendência é de que, na próxima semana, as temperaturas aumentem ligeiramente.
No Sudeste, as áreas mais impactadas pelas baixas temperaturas são: litoral sul, Vale do Ribeira, a região de Avaré e áreas próximas à divisa com o Paraná.
Já nesta quarta-feira (2), há possibilidade de geada ao amanhecer nos três estados da região Sul do país. Além disso, também existe a chance de um novo recorde de baixas temperaturas em Florianópolis (4°C) e Porto Alegre (1°C).
Onda de frio no litoral
No litoral de São Paulo, a Defesa Civil de Santos fez um alerta de chuva com intensidade moderada durante essa primeira semana de julho. Ainda, é preciso atenção às marés, pois as ondas podem ultrapassar os 2,5 metros de altura.