Apesar de já começar com uma onda de frio, a previsão do tempo para julho indica que deve fazer menos frio do que em junho. Além disso, também há menos chances de chuva na previsão do tempo de julho, segundo o Instituto Climatempo.
Ainda de acordo com o Climatempo, ao longo de julho o sistema de alta pressão subtropical do Atlântico Sul deve predominar sobre o interior do Brasil. Isso é o que dificulta a entrada de novas frentes frias no país e o ar frio não deve chegar com força no Sudeste.
Também adiciona-se a redução da diferença de temperatura do mar entre a costa da Argentina e do Uruguai e a costa Sul do Brasil. Isso automaticamente diminui a formação de ciclones extratropicais e de frentes frias, reduzindo assim a frequência da chuva.
Mesmo assim, alguns episódios de chuva forte podem acontecer nos estados do sul do Brasil, mas com uma frequência muito menor do que em junho. De acordo com o Climatempo, a previsão é de que a média de chuva em julho fique um pouco abaixo do normal em todo o Brasil.