A Receita Federal libera, a partir das 10h desta sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2025. Ao todo, 6,257 milhões de contribuintes serão contemplados nesta fase, que movimentará R$ 11 bilhões. O pagamento será efetuado no dia 30 de maio.
Têm prioridade no recebimento os contribuintes com 80 anos ou mais; idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave; quem tem o magistério como principal fonte de renda; e aqueles que optaram pelo modelo pré-preenchido e informaram chave Pix para restituição.
Para verificar se o nome está na lista, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, e:
- Clicar em “Meu Imposto de Renda”
- Selecionar “Consultar a Restituição”
- Informar CPF e data de nascimento
- Confirmar o captcha e concluir a consulta.
Declaração segue pendente para 19 milhões
Embora o primeiro lote esteja em fase de liberação, cerca de 19 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração. O prazo final para envio ao Fisco é 30 de maio. Após essa data, há incidência de multa por atraso.
Além da etapa de maio, a Receita programou as próximas restituições para o dia 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro, encerrando os cinco lotes previstos.
A recomendação da Receita é que os contribuintes regularizem sua situação o quanto antes, evitando inconsistências e garantindo a restituição dentro do calendário oficial.