fbpx
Search
Close this search box.

A primeira Cohousing Sênior do Brasil nasce em Campinas

Vila ConViver

Foto: Conviver / Divulgação

Envelhecer com qualidade de vida, cercado de amigos e livre da solidão é um desejo compartilhado por muitos, mas que nem sempre se torna realidade. No entanto, um grupo de amigos em Campinas encontrou uma solução inspiradora para garantir que seus últimos anos sejam vividos com alegria, cooperação e propósito: a criação da Vila ConViver, a primeira cohousing sênior do Brasil.

Localizada na maior cidade do interior paulista, a Vila ConViver é fruto do esforço coletivo de 46 pessoas que decidiram planejar juntas o futuro. Com apoio da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp), o grupo formalizou uma associação, desenvolveu um projeto arquitetônico e adquiriu um terreno de 24 mil m² no bairro Jardim Alto da Cidade Universitária, a apenas sete quilômetros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Cohousing Sênior: uma comunidade intencional para a melhor idade

Inspirada no modelo de “comunidade intencional”, que surgiu na Dinamarca há mais de quatro décadas e já se espalhou por países como Canadá e Espanha, a Vila ConViver tem como objetivo oferecer moradia independente, aliada a um forte senso de comunidade.

O projeto prevê a construção de 34 residências, com opções de dois ou três dormitórios, além de uma ampla infraestrutura de áreas comuns. O espaço contará com cozinha comunitária, academia, áreas multiuso, além de espaços para atividades recreativas, culturais e educacionais, como saraus, palestras, projeções de filmes e oficinas de trabalhos manuais.

Mais que Moradia: A Cohousing Sênior é um novo estilo de vida

O diferencial da Vila ConViver não está apenas no espaço físico, mas na proposta de fortalecer laços sociais e combater o isolamento. A vida em comunidade será pautada pela cooperação, solidariedade e convívio harmonioso, oferecendo não apenas conforto, mas também significado aos dias de cada morador.

A associação segue aberta a novos membros que compartilhem dessa visão de envelhecimento ativo e coletivo. Afinal, na Vila ConViver, envelhecer não significa apenas passar o tempo, mas vivê-lo da melhor forma possível, com saúde, amizade e uma rotina repleta de atividades.

O projeto pioneiro de Campinas não apenas promete transformar a vida de seus futuros moradores, mas também serve de inspiração para outras iniciativas semelhantes no Brasil. Afinal, o futuro pode e deve ser vivido em comunidade.

Autor

Mais lidas

“Pai” que estava de ‘saidinha’ é preso por matar bebê em Piracicaba

Foto/reprodução: Praia Grande Mil Grau

Dois irmãos se afogam e desaparecem em Praia Grande

Cantor Adalto Mello morre atropelado por motorista bêbado em São Vicente; Vídeo

Foto/reprodução: Praia Grande Mil Grau

Mãe e filha morrem atropeladas por motorista que perseguia assaltante em Praia Grande

Moradores de Piracicaba ficam sem água na véspera do Ano Novo; Vídeo

VEJA TAMBÉM