fbpx
Search
Close this search box.

Avião de pequeno porte cai em praia de Ubatuba, no litoral de São Paulo; Vídeo

Avião não tinha autorização para realizar táxi aéreo

Imagens aéreas: Francisco Trevisan

Um acidente com um avião de pequeno porte ocorreu na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, próximo ao aeroporto da cidade. Imagens obtidas pelo VTV News mostram a aeronave em chamas na faixa de areia da Praia do Cruzeiro.

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), cinco pessoas estavam a bordo. O Corpo de Bombeiros confirmou que quatro passageiros, sendo dois adultos e duas crianças, foram socorridos com vida, enquanto o piloto ficou preso nas ferragens. O estado de saúde dele ainda não foi divulgado.

Além disso, o acidente foi caracterizado como uma excursão de pista, quando a aeronave sai da superfície da pista durante o pouso ou decolagem. A excursão de pista pode ocorrer por saída lateral (veer off) ou pela ultrapassagem do final da pista (overrun).

Resgate

De acordo com a Rede Voa, consórcio de administração de aeroportos, a aeronave ultrapassou a pista após o pouco, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida.

O piloto foi encontrado preso entre as ferragens, e a vítima adicional foi socorrida na praça próxima ao acidente. No total, cinco viaturas e 12 bombeiros participam da operação de resgate.

As equipes de resgate, incluindo Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM), chegaram ao local para isolar a área e prestar os primeiros socorros.

Segundo informações da Santa Casa, às 11h52, há cinco vítimas no hospital, sendo um adulto em estado grave e uma criança sob monitoramento, potencialmente grave. Um dos internados não estava na aeronave.

O avião

A aeronave, com matrícula PR-GFS, decolou por volta das 9h de uma localidade no estado de Goiás, próximo à divisa com Minas Gerais. A investigação sobre a rota da aeronave segue em andamento.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião, com matrícula PR-GFS, estava com operação negada para táxi aéreo, mas em situação de aeronavegabilidade normal.

Avião não tinha autorização para realizar táxi aéreo – Reprodução: Júlio, Praia Grande Mil Grau

A aeronave envolvida, um Cessna 525, modelo fabricado em 2008, tinha capacidade para sete passageiros.

Investigação

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião de matrícula PR-GFS estava com operação negada para táxi aéreo, mas em situação de aeronavegabilidade normal.

Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram enviados ao local para conduzir a Ação Inicial da ocorrência.

O procedimento consiste na coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos e levantamento de informações cruciais para a investigação das causas do acidente.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) também foi acionado e está coletando informações.

Morre o piloto do avião que caiu em praia de Ubatuba

O homem que pilotava a aeronave envolvida no acidente morreu por volta das 11h23, de acordo com a Prefeitura de Ubatuba. O avião, de pequeno porte, ultrapassou a pista do aeroporto da cidade e explodiu na orla da Praia do Cruzeiro, nas proximidades da pista de skate.

No total, oito vítimas foram registradas, incluindo cinco pessoas a bordo (três adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam na pista de skate no momento do acidente.

A aeronave havia arremetido na decolagem e se deslocava em alta velocidade quando atingiu um veículo antes de parar na faixa de areia.

Autor

Mais lidas

Jovem morre ao gravar vídeo em cima de moto em Americana

Colisão entre carro e carreta mata motorista e interdita Dom Pedro

Motociclista morre após bater contra árvore em Campinas

Bombeiro de folga salva bebê engasgado com a própria saliva em Praia Grande; Vídeo

Mítico, do podpah, tem vídeo íntimo vazado na internet

VEJA TAMBÉM