Maior índice de chuva foi registrado na região central da cidade (Foto: Carlos Bassan)
A chuva que caiu na tarde desta sexta-feira (20), em Campinas, causou a queda de cinco árvores e afetou o funcionamento de unidades de saúde em Campinas.
Os centros de saúde São Vicente, Joaquim, Sousas e Esmeraldina ficaram sem energia. A CPFL, concessionária que cuida da distribuição da energia no município, já foi acionada.
O Centro de Saúde São Vicente, que normalmente encerra as atividades às 19h, precisou ser fechado antes, perto das 16h30. Essas unidades não abrem aos sábados.
Até as 17h, foram registrados 25,8 milímetros em cerca de uma hora e meia, sendo o índice maior no Córrego Serafim, região central da cidade. Além dos centros de saúde, um Centro de Educação Infantil, o CEI Presidente Campos Salles foi destelhado.
A equipe de manutenção já está no local. Por conta disso, a unidade não teve atendimento hoje e a partir de segunda-feira, dia 23, também não terá atividades devido ao período de férias escolares.
Chuva em Campinas: Defesa Civil atendeu 9 chamados
- Jardim Santa Mônica (1)
- Residencial Campo Florido (1)
- Jardim São Marcos (1)
- Região Sul – Parque Jambeiro (2)
- Sítios de Recreio Gramado (1, sobre a rede elétrica)
- Taquaral (2, sendo um sobre a rede elétrica)
- Parque São Quirino (1 ocorrência de queda de galho).
A Secretaria de Serviços Públicos foi acionada e já está nas ruas realizando a retirada das árvores e galhos. A previsão é que a chuva em Campinas continue nas próximas horas de acordo com alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Há possibilidade de ocorrência de enxurrada e inundações às margens do rio Atibaia, Capivari e seus afluentes, incluindo os córregos da área urbana. As equipes municipais da Defesa Civil, Serviços Públicos, Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Habitação e Desenvolvimento e Assistência Social já estão de sobreaviso para o atendimento de ocorrências relacionadas à chuva.
Na Mata de Santa Genebra, a visita autoguiada que estava prevista para este sábado (21) foi cancelada devido às condições meteorológicas. Reagendamentos podem ser feitos pelo site.