Capivari na manhã deste domingo. Foto: Tiago Ferreira/Divulgação Prefeitura de Capivari
A chuva voltou a castigar a cidade de Capivari, no interior de São Paulo, neste domingo (29). Até a noite, haviam 50 famílias desalojadas e 36 pontos de alagamentos no município, segundo a prefeitura. O Rio Capivari chegou ao nível de 3,80 metros, sendo que ele transborda ao atingir 2 metros.
Os moradores devem voltar às suas residências assim que a água baixar. Eles estão abrigados no Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pellegrini ‘Ronaldão’ e na Escola Integral Professor Aldo Silveira. De acordo com a Defesa Civil do estado de São Paulo, 141 pessoas ficaram desabrigadas e 42 residências foram afetadas.
O acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 38 mm em Capivari, segundo dados das estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
“Além disso, 56 moradores ficaram desalojados e foram acolhidos por parentes e amigos. Os bairros mais atingidos foram: Santa Rita de Cássia, Moretto, Residencial Santo Antônio, Padovane, Jardim Elisa, Nova Aparecida, Estação, Vila Cardoso, Vila Clemente, Vila Fátima, Cancian, Rossi, Coriolano, Flamboyant e Vila Balan”, informou a Defesa Civil na noite deste domingo.

Defesa Civil emite alerta nos celulares dos moradores de Capivari
Como medida preventiva, a Defesa Civil emitiu um alerta por meio do sistema Cell Broadcast, classificado como severo, para informar e proteger a população diante do cenário de risco alto para inundações.
O alerta foi direcionado especificamente às áreas de risco. O sistema foi utilizado pela primeira vez no estado durante o Natal, no dia 25 de dezembro, em Campinas.
Leia também:
Sentiu seu celular vibrar em Campinas? Defesa Civil emite alerta extremo de chuva
Continua após a publicidade
Defesa Civil do estado de São Paulo diz que enviará equipe a Capivari nesta segunda-feira (30)
Nesta segunda-feira (30), equipe da Defesa Civil do estado de São Paulo deve estar na cidade de Capivari para se reunir com o Coordenador Municipal de Defesa Civil.
Após a reunião, as áreas afetadas pelos fortes chuvas dos últimos dias serão vistoriadas. Os dois abrigos emergenciais montados pelo município também serão visitados pelos agentes estaduais.
O estado já ofertou apoio ao município e durante as vistorias será dimensionada a necessidade e quantidade dos itens necessários.
Previsão do tempo para a madrugada no estado de São Paulo
Nas próximas horas até a madrugada de segunda-feira (30), o tempo seguirá instável, com condições para precipitações na região oeste, noroeste e faixa leste do estado de São Paulo.
Além disso, as temperaturas tendem a diminuir, condicionando uma sensação térmica mais amena. Logo, recomenda-se estar preparado para essas variações climáticas.
Como o solo já se encontra encharcado, recomenda-se atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco para transtornos.
* Colaborou: Rodrigo Lima/Produção VTV SBT