Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Ipês-roxos florescem, mudam visual e viram símbolo de bairro em Campinas

Árvores enfeitam ruas e encantam moradores do Jardim Chapadão
iperoxo

Difícil não encontrar uma rua com pelo menos um ipê-roxo no bairro Jardim Chapadão, em Campinas. Basta dar algumas voltas de carro ou fazer uma caminhada para notar que as árvores tomaram conta daquela região. Estão floridos, chamativos e tornaram o ambiente mais bonito.

Os ipês-roxos não enfeitam apenas a paisagem, mas também as calçadas. Muitas estão cobertas de flores, como um grande tapete.

Outras parecem carregar buquês de noiva. Mas se olhar mais de perto, lembram também vários algodões-doces.

Lembrança de quem já se foi

A aposentada Carolina Novelli tem um ipê-roxo plantado na calçada em frente de casa. “Há 20 anos, eu e meu marido pedimos para a prefeitura e eles vieram e plantaram aqui. Gosto quando as flores caem e enfeitam o chão”, conta.

Há cinco meses, Carolina ficou viúva. O Seo Idelmo, com quem foi casada por 60 anos, faleceu após uma queda. A saudade ainda é grande, mas o ipê-roxo florido se tornou um ombro amigo.

“Deus me mandou esse presente para encher o meu coração”, afirma a aposentada.


Continua após a publicidade

Sobre o ipê-roxo

O ipê-roxo é uma árvore da América do Sul, conhecida pela utilização medicinal e como madeira de lei. O nome popular da Handroanthus impetiginosus não reflete a verdadeira cor das flores, que vai de um rosa intenso ou magenta, até um rosa claro. Não existem ipês com flores verdadeiramente roxas.

A planta faz parte da farmacopeia de dezenas de aldeias indígenas sul-americanas e andinas, há milhares de anos. “Ipê”, inclusive é uma palavra de origem tupi, que significa “árvore cascuda”. Do seu tronco pesado e duro são feitos até arco e flecha. Segundo os indígenas, da casca do ipê esmagada e cozida se extrai um óleo para curar feridas e úlceras antigas nas pernas e em outras partes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Florestas, as espécies de árvores nativas como o ipê-roxo são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Mas atenção. Quanto a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

Autor

Mais lidas
bike-santos-gratis (2)

Adolescentes confessam roubo a corrente de mulher que corria na orla de Santos

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho jennifer kalenberg unsplash

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho

Mar ressaca onda mar avanço Susan Hortas Prefeitura Santos

NASA aponta que aumento do nível do mar fará cidades do litoral sumirem

Crime é investigado como feminicídio seguido de suicídio (Foto: Celso Ricardo)

Jovem é encontrada morta em Bragança Paulista; caso é investigado como feminicídio

casal encontrado morto em chácara

Casal é encontrado morto em caminhonete com as mãos amarradas

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.