fbpx
Search
Close this search box.

Mogi Guaçu confirma 1° morte por dengue na cidade em 2025

A cidade já contabiliza cerca de quatro mil casos confirmados da doença e outros quatro mil em investigação

A Prefeitura de Mogi Guaçu confirmou a primeira morte por dengue no município em 2025. A vítima é uma mulher de 54 anos, que possuía comorbidades. A cidade já contabiliza cerca de quatro mil casos confirmados da doença e outros quatro mil em investigação.

Com essa confirmação, o número de óbitos por dengue na região sobe para quatro neste ano. Além de Mogi Guaçu, mortes também foram registradas nas cidades de Americana, Amparo e Santa Bárbara D’Oeste.

A Prefeitura alerta a população sobre a importância da prevenção, recomendando a eliminação de possíveis criadouros do mosquito e buscando atendimento médico ao primeiro sinal da doença.

O atendimento de pacientes com suspeita de dengue é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente nos Postos Sentinelas da UBS do Guaçu Mirim e na UBS do Zaniboni I.

Os Postos Sentinelas funcionam todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana, das 7h às 19h. No local, o paciente é acolhido pela equipe de enfermagem, passa por consulta médica, realiza exames, quando necessário, e recebe hidratação. “Estamos preparados para atender a uma demanda maior, pois os moradores precisam entender que os pronto atendimentos são para os casos graves”, comentou a secretária de Saúde, Kelly Cristina Camilotti Cavalheiro.


Continua após a publicidade

Nos últimos oito dias, a UBS do Jardim Guaçu Mirim, na Zona Sul, realizou 519 atendimentos, e a UBS do Jardim Zaniboni, na Zona Leste, fez outros 570. Além dos postos sentinelas, a população pode procurar a UBS mais próxima de sua residência para os primeiros atendimentos. Somente os casos classificados como de risco serão encaminhados para o pronto atendimento do Hospital Municipal Tabajara Ramos ou para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Os primeiros sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga. Nessa fase, a doença é classificada como dengue clássica ou sem sinais de alerta e pode ser controlada com hidratação intensa e medicações prescritas pelos médicos, até seu desaparecimento em alguns dias. Sintomas mais preocupantes, como dores abdominais, vômitos intensos, desidratação, falta de apetite e sangramentos nas mucosas, caracterizam a fase da dengue com sinais de alerta.


Postos sentinelas


  • UBS do Guaçu Mirim

    Rua Alcides Toledo, 195, Jardim Guaçu Mirim III
    Telefone: (19) 99615.1081 (WhatsApp) – somente para mensagens

  • UBS do Zaniboni I
    Rua Cineu Ravagnane, 322-404, Jardim Zaniboni I
    Telefone: (19) 3831.4929

Autor

Mais lidas

Funcionário de concessionária que bateu Ferrari em Campinas disse não se lembrar do que aconteceu

Homem é assassinado com 20 tiros em Rio Claro

Suspeito morre em troca de tiros com a polícia durante cumprimento de mandado em Indaiatuba

Peruíbe comemora 66 anos com show de Alexandre Pires; confira programação completa

Testemunha diz que comerciante ajudou jovem a matar melhor amiga em Limeira

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.