Os novos radares instalados pela Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), em pontos críticos do município começaram a operar nesta segunda-feira (17). Ao todo, 15 novos endereços passam a contar com a fiscalização, que inclui controle de velocidade e avanço de sinal vermelho, enquanto nove pontos deixaram de ser monitorados (confira lista completa abaixo).
Os aparelhos foram instalados durante os meses de dezembro e janeiro e, nas últimas semanas, passaram pelos procedimentos de aferição e homologação. Essas etapas garantem que o equipamento está funcionando corretamente e dentro das normas técnicas.
No caso da fiscalização de avanço de sinal vermelho, os radares não registrarão infrações no período das 20h às 6h, a fim de garantir a segurança dos motoristas que trafegam durante a noite e a madrugada. No entanto, o monitoramento de velocidade segue operando normalmente em todos os horários.
“A instalação dos novos radares é uma medida importante para melhorar a segurança e reduzir o número de acidentes em alguns pontos da nossa cidade, escolhidos com base em estudos técnicos. Essa fiscalização contribui diretamente para um trânsito mais organizado e seguro para motoristas e pedestres”, explicou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves.
Os radares da Avenida Unitika, Rua Guilherme Schimidt, Avenida Raphael Vitta, Estrada Ivo Macris (Sobrado Velho) e Avenida da Saúde no cruzamento com a Rua Orlando Dei Santi foram realocados para a Avenida de Cillo nº 1.155 (sentido bairro/centro), Avenida Giaconda Cibin (bairro/centro), Avenida São Jerônimo no cruzamento com a Avenida Europa, Avenida Abdo Najar (centro/bairro) e Avenida Antônio Pinto Duarte (rodoviária).
Já os novos aparelhos de fiscalização foram instalados no semáforo do cruzamento da Avenida Antônio Pinto Duarte com a Avenida da Saúde (centro/bairro); semáforo do cruzamento da Avenida Europa com a Rua Florindo Cibin; semáforo do cruzamento da Avenida Monsenhor Bruno Nardini com a Rua Igaratá; Avenida Campos Sales (bairro/centro), próximo ao nº 508; Estrada Ivo Macris (dois sentidos), próximo ao Casarão; Avenida São Jerônimo, próximo ao nº 2.473 (centro/bairro); e Avenida Nove de Julho (dois sentidos), próximo ao Lar São Vicente de Paulo.
Novos pontos:
Avenida de Cillo, nº 1.155 – bairro/centro (controle de velocidade – 50 km/h)
Avenida Giaconda Cibin – bairro/centro (controle de velocidade – 50 km/h e avanço de caminhões acima de três eixos)
Avenida Europa x Avenida São Jerônimo – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h e avanço de sinal vermelho)
Avenida Abdo Najar – centro/bairro (controle de velocidade – 50 km/h)
Avenida Antônio Pinto Duarte x Avenida da Saúde – centro/bairro (controle de velocidade – 60 km/h e avanço de sinal vermelho)
Avenida Antônio Pinto Duarte (rodoviária) – bairro/centro (controle de velocidade – 60 km/h)
Avenida Europa (Tiro de Guerra) – bairro/centro (controle de velocidade – 60 km/h e avanço de sinal vermelho)
Continua após a publicidade
Avenida Monsenhor Bruno Nardini x Rua Igaratá – bairro/centro (controle de velocidade – 60 km/h e avanço de sinal vermelho)
Avenida Campos Sales, nº 508 – bairro/centro (controle de velocidade – 60 km/h)
Estrada Ivo Macris – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h)
Avenida São Jerônimo, nº 2.473 – centro/bairro (controle de velocidade – 60 km/h)
Avenida Nove de Julho, nº 742 – dois sentidos (controle de velocidade – 50 km/h)
Equipamentos que foram retirados:
Avenida Unitika – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h)
Rua Guilherme Schimidt – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h
Avenida Raphael Vitta – dois sentidos (controle de velocidade – 50 km/h)
Estrada Ivo Macris, nº 1.080 – dois sentidos (controle de velocidade – 60 km/h)
Avenida da Saúde x Rua Orlando Dei Santi – (controle de velocidade – 50 km/h e avanço de sinal vermelho)