Dois trechos da Rua Amador Bueno, no Centro de Santos, estão interditados a partir de hoje (14). As obras, parte da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), vão até às 17h da próxima segunda-feira (20).
O bloqueio ocorre entre a Avenida Senador Feijó e a Rua Braz Cubas, e entre Braz Cubas e a Rua da Constituição. Já o objetivo é realizar serviços de concretagem e pavimentação, conforme informado pela Prefeitura de Santos na última sexta-feira (10), no Diário Oficial do Município.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta os motoristas a utilizarem a Avenida São Francisco como rota alternativa. A intervenção é conduzida pela Álya Construtora, contratada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).
Curiosamente, esses trechos já haviam sido bloqueados para obras que, segundo a Prefeitura, estavam concluídas. A EMTU esclareceu que os reparos fazem parte do contrato e são etapas necessárias do projeto.
Segunda fase e testes
O VLT, que tem modificado a mobilidade na Baixada Santista, segue avançando com sua segunda fase. Este trecho ligará o ramal Barreiros-Porto ao Valongo, ampliando significativamente o alcance do sistema.
Com oito quilômetros de extensão e 12 pontos de embarque e desembarque, a nova linha complementará o trajeto inicial. Juntas, as duas fases somarão 19,5 quilômetros de modernidade sobre trilhos.
Atualmente em testes, o novo trecho ainda não tem data definida para operação comercial, mas a previsão é que esteja em funcionamento até o final deste semestre. Quando concluído, o sistema espera atender cerca de 35 mil passageiros diários.