Praia Grande tem reforço de 500 policiais na ‘Operação Verão’

Trabalho integrado busca trazer mais segurança durante a temporada
Foto/reprodução: Folha de São Paulo

Praia Grande deu início à Operação Verão 2024/2025 nesta terça-feira (17), contando com o reforço de aproximadamente 500 policiais militares (PMs). O esquema de segurança inclui policiais rodoviários e guarda-vidas temporários para atuar na alta temporada, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

A operação acontece anualmente devido a um convênio com a Prefeitura, que custeia hospedagem e alimentação de policiais vindos do interior do estado. Além disso, 80 alunos e três oficiais da Academia do Barro Branco (APMBB) integram o contingente, ampliando o suporte às ações de segurança.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, destacou a importância do reforço, dado o grande fluxo de turistas na cidade. “É um trabalho integrado entre forças de segurança, Polícia Civil e secretarias como Trânsito e Urbanismo”.

Entenda como a Operação Verão vai funcionar em Praia Grande

Segundo a administração municipal, desde 30 de novembro, 41 guarda-vidas temporários já estão em atividade nas praias. Eles foram contratados pela Prefeitura e pelo governo estadual para reforçar a segurança dos banhistas durante o período de maior movimento.

A GCM também terá atuação intensa, mobilizando quase 500 integrantes em escalas extras. O efetivo inclui grupamentos especializados, como a Guarda Costeira, Guarda Ambiental, Romu e Grupamento de Trânsito, além de patrulhas com carros elétricos no calçadão.

Entretanto, a tecnologia será uma aliada importante, com o monitoramento de mais de 3.400 câmeras espalhadas pela cidade. Já na orla, 412 câmeras fixas e giratórias, somadas a softwares de reconhecimento facial e de caracteres, garantirão um suporte estratégico às equipes.

Com objetivo de facilitar o atendimento ao público, a Prefeitura instalará tendas de apoio ao longo da orla. Essas estruturas, no entanto, ajudarão na comunicação entre os moradores, turistas e as equipes de segurança em situações emergenciais.


Continua após a publicidade

Evento de lançamento ocorreu na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina – Reprodução: Jairo Marques

Tudo o que você precisa saber sobre a Operação Verão na Baixada Santista

Para a operação, são 2.394 policiais militares na Baixada Santista – 45 a mais que no ano passado. O reforço atuará nas nove cidades até 7 de março de 2025.

Guarujá, Praia Grande e Santos terão maior presença policial, com 444, 433 e 334 agentes extras, respectivamente. Os números foram calculados com base na população, turistas e ocorrências anteriores.

A operação também contará com 260 veículos adicionais, sendo 80% zero-quilômetro, além de dois novos pelotões com apoio do Baep e Rocam. Além disso, policiais em Cubatão reforçarão a segurança no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

Na temporada passada, a Operação Verão resultou em 1.025 prisões e 47 apreensões de menores, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Assim, a PM manterá os números fixos de agentes este ano, sem mudanças no planejamento.

Confira o reforço

CidadePMsVeículos
Bertioga18919
Cubatão4910
Guarujá44438
Itanhaém17825
Mongaguá16223
Peruíbe15723
Praia Grande43359
Santos33428
São Vicente29935

Autor

Mais lidas
Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

grávida ameaça médico

Grávida ameaça bater em médico após ele negar atestado

mulher é espancada com bebê

Mulher é espancada com bebê no colo e mantida nua para não fugir em Sumaré

IMG_9343

Ministro Alexandre de Moraes usou avião da FAB pra ver jogo do Corinthians, diz jornal

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.