fbpx
Search
Close this search box.

Praia Grande tem reforço de 500 policiais na ‘Operação Verão’

Trabalho integrado busca trazer mais segurança durante a temporada
Foto/reprodução: Folha de São Paulo

Praia Grande deu início à Operação Verão 2024/2025 nesta terça-feira (17), contando com o reforço de aproximadamente 500 policiais militares (PMs). O esquema de segurança inclui policiais rodoviários e guarda-vidas temporários para atuar na alta temporada, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).

A operação acontece anualmente devido a um convênio com a Prefeitura, que custeia hospedagem e alimentação de policiais vindos do interior do estado. Além disso, 80 alunos e três oficiais da Academia do Barro Branco (APMBB) integram o contingente, ampliando o suporte às ações de segurança.

O secretário de Segurança Pública, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, destacou a importância do reforço, dado o grande fluxo de turistas na cidade. “É um trabalho integrado entre forças de segurança, Polícia Civil e secretarias como Trânsito e Urbanismo”.

Entenda como a Operação Verão vai funcionar em Praia Grande

Segundo a administração municipal, desde 30 de novembro, 41 guarda-vidas temporários já estão em atividade nas praias. Eles foram contratados pela Prefeitura e pelo governo estadual para reforçar a segurança dos banhistas durante o período de maior movimento.

A GCM também terá atuação intensa, mobilizando quase 500 integrantes em escalas extras. O efetivo inclui grupamentos especializados, como a Guarda Costeira, Guarda Ambiental, Romu e Grupamento de Trânsito, além de patrulhas com carros elétricos no calçadão.

Entretanto, a tecnologia será uma aliada importante, com o monitoramento de mais de 3.400 câmeras espalhadas pela cidade. Já na orla, 412 câmeras fixas e giratórias, somadas a softwares de reconhecimento facial e de caracteres, garantirão um suporte estratégico às equipes.

Com objetivo de facilitar o atendimento ao público, a Prefeitura instalará tendas de apoio ao longo da orla. Essas estruturas, no entanto, ajudarão na comunicação entre os moradores, turistas e as equipes de segurança em situações emergenciais.

Evento de lançamento ocorreu na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina – Reprodução: Jairo Marques

Tudo o que você precisa saber sobre a Operação Verão na Baixada Santista

Para a operação, são 2.394 policiais militares na Baixada Santista – 45 a mais que no ano passado. O reforço atuará nas nove cidades até 7 de março de 2025.

Guarujá, Praia Grande e Santos terão maior presença policial, com 444, 433 e 334 agentes extras, respectivamente. Os números foram calculados com base na população, turistas e ocorrências anteriores.

A operação também contará com 260 veículos adicionais, sendo 80% zero-quilômetro, além de dois novos pelotões com apoio do Baep e Rocam. Além disso, policiais em Cubatão reforçarão a segurança no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

Na temporada passada, a Operação Verão resultou em 1.025 prisões e 47 apreensões de menores, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Assim, a PM manterá os números fixos de agentes este ano, sem mudanças no planejamento.

Confira o reforço

CidadePMsVeículos
Bertioga18919
Cubatão4910
Guarujá44438
Itanhaém17825
Mongaguá16223
Peruíbe15723
Praia Grande43359
Santos33428
São Vicente29935

Autor

Mais lidas

Empresário é encontrado morto em Americana

Mãe que matou filho com cocaína contou à polícia que havia apenas amamentado e colocado o bebê para dormir

Programação do Réveillon 2025 em São Paulo

Exclusivo: Homem que assassinou menino Mateus em Assis (SP) levava serrote em mochila

Cacá, zagueiro do Corinthians, tem foto íntima vazada

VEJA TAMBÉM