fbpx
Search
Close this search box.

Prefeitura de Itatiba irá beneficiar mais de 4 mil alunos com óculos de grau

Tanto as consultas quanto os óculos (armações e lentes) serão fornecidos gratuitamente à população pelo município

Neste mês a Prefeitura de Itatiba dá início na prática ao Projeto Um Novo Olhar, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS) em parceria com a Secretaria de Educação municipal. A iniciativa vai beneficiar até 4 mil alunos da Rede Municipal de Ensino com óculos de grau. Tanto as consultas quanto os óculos (armações e lentes) serão fornecidos gratuitamente à população pelo município.

Com a volta às aulas a previsão é de que as consultas de triagem comecem em cerca de duas semanas, nas próprias escolas. O contrato para execução do serviço de consultas foi assinado em dezembro do ano passado.

Através de chamamento público, as empresas Cangussu Sampaio, Clínica Médica e Odontológica Moraes Martins, Horus Serviços Médicos e Iolho Clínica Médica Ltda assinaram com a Prefeitura a realização das consultas oftalmológicas aos alunos com idade entre 5 e 11 anos.

“A gente fica muito feliz em estar aqui celebrando este projeto, já que sabemos que uma criança que não enxerga bem certamente não vai assimilar as informações para o aprendizado”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, ao lado da presidente do FSS, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira e das secretárias de Educação, Sueli de Moraes Tuon, e Governo, Jackeline Boava Monte.

As consultas deste mutirão, chamada de consulta de refração, serão realizadas na própria unidade de ensino; ao todo, 26 escolas do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Nelas, será detectado se há necessidade do uso de óculos e, quando necessário, a receita com o grau de cada uma.

Melhora no aprendizado


Continua após a publicidade

O projeto foi pensado para mapear nas escolas os estudantes com problema de visão. A primeira das três etapas prevê estes exames oftalmológicos gratuitos em crianças, para detectar aquelas que podem ter dificuldade no aprendizado por não enxergarem bem.

Nesta triagem as que tiverem detectada alguma deficiência visual, como miopia ou estrabismo – que são problemas de visão comuns – seguirão para consulta oftalmológica.

Posteriormente, havendo necessidade, aquelas que apresentarem alguma deficiência visual serão contempladas com doação, através do FSS,  de óculos de grau para atender a necessidade do aluno. 

Na infância, quando a visão está se desenvolvendo, é fundamental proporcionar  acesso rápido às consultas oftalmológicas, para que qualquer alteração visual seja prontamente detectada e iniciado o controle e/ou correção através do uso de óculos com o grau necessário. Com o problema corrigido, o aluno pode ter maior rendimento escolar.

Autor

Mais lidas

Funcionário de concessionária que bateu Ferrari em Campinas disse não se lembrar do que aconteceu

Homem é assassinado com 20 tiros em Rio Claro

Suspeito morre em troca de tiros com a polícia durante cumprimento de mandado em Indaiatuba

Peruíbe comemora 66 anos com show de Alexandre Pires; confira programação completa

Testemunha diz que comerciante ajudou jovem a matar melhor amiga em Limeira

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.