Riviera de São Lourenço fica em Bertioga, no litoral de São Paulo. Criado em 1979, o bairro está se tornando cada vez mais sustentável, com instalações de saneamento próprio, energia renovável, ciclo de coleta e reciclagem, gerando diversos empregos.
A Sobloco Construtora é responsável pelo bairro, que é administrado pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço (AARSL), conta com 12.583 unidades habitacionais em um espaço de mais ou menos 9 milhões de m², e tem 80% de sua implantação já realizada.
A Associação conta com 630 funcionários para a gestão do bairro.
Riviera de São Lourenço em Bertioga e a sustentabilidade
Riviera de São Lourenço conta com setores de saneamento básico próprios, como: Estação de Tratamento de Água (E.T.A.), Laboratório para controle ambiental, Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.) e Estação de Bombeamento, Adução e Recalque (E.B.A.R.).
Como índices de desempenho ambiental, o bairro litorâneo tem números bem abaixo da média nacional de 37,8%, nas perdas do sistema de distribuição de água tratada. Mantendo abaixo até mesmo da própria meta que seria de 25%.
Os investimentos seguem sendo feitos, a aquisição de novos geradores, montagem de cabines acústicas na E.T.E., e até mesmo a implantação de alguns hidrômetros inteligentes em módulos, assim não necessitando mais de leitura manual do consumo. Instalações de novas bombas, tanques, estufas, sistema de alarme de incêndios e a troca de tampas nas Estações de Tratamento estão entre os investimentos.
Riviera conta com processo de arborização urbana e paisagismo, onde realiza a manutenção das plantas e árvores, realiza o plantio novas mudas e o monitoramento delas. No local existe 90 praças com jardins e paisagismo presente.
Entre junho e outubro de 2024, foram catalogadas 2.239 árvores. Mas a estimativa é de 3 mil árvores e 3 mil coqueiros.
Energia renovável em Riviera de São Lourenço
Riviera conta com certificado Voltera de Energia renovável, evitando a emissão de poluentes como o gás carbônico e diminuindo em 20% os gastos com energia.
Processos de transformações em Riviera de São Lourenço
A responsabilidade com o meio ambiente está presente até mesmo no iodo produzido no tratamento do esgoto.
O produto restante do tratamento passa por processo de sucção e secagem, transformação e no final vira adubo. A exemplo de 2023 onde 648 toneladas de Iodo desaguado se transformou em 249 toneladas de adubo.
O processo de reciclagem acontece no bairro, que conta com coleta em vários pontos de sua extensão até a praia.
O mesmo processo acontece com os vegetais, que são recolhidos, separados e transformados em resíduos orgânicos.
Campanhas de controle ao meio ambiente em 2023 em Riviera de São Lourenço
- Controle de pragas nos coqueiros;
- Vistorias em piscinas sem tratamento ou abandonadas;
- Inspeção na fumaça de veículos movido a diesel;
- Prevenção ao Aedes Aegypti.
Manutenções realizadas em Riviera
Alguns dos reparos feitos em 2024 no bairro:
- Reparos em passarelas de acesso a praia e do próprio bairro;
- Limpeza nas tubulações;
- Retirada de árvores caídas;
- Instalação de iluminação em alguns módulos;
- Melhoria nos sistemas de drenagem;
- Construção de barreira na antiga interligação da Av. Marginal;
- Reforma na desembocadura no Canal da Av. São Lourenço;
- Pavimentação da avenida que leva o nome do bairro;
- Reforma de sarjetas;
- Construção de ciclovia no canal 4;
- Substituição de 4 caminhões de serviço.
Para mobilidade urbana o bairro conta com 14 Km de calçadas e 7 Km de ciclovias realizadas pela AARSL, que busca influenciar a utilização pelos moradores e visitantes e garantir acessibilidade para pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.
Central de operações de Riviera de São Lourenço
O lugar conta com 855 câmeras para segurança da população, guarda vidas, vigilantes, canil, ronda e serviço de logística.
Tendo para utilização veículos de combate a incêndio, micro-ônibus e carro a serviço do canil, 16 novas motocicletas, um novo quadriciclo para ser utilizado pelos guarda vidas na praia e 20 novos rádios de comunicação.