O mercado de veículos elétricos – como carros, ônibus e até bicicletas – tem apresentado um crescimento expressivo na Baixada Santista, com destaque para a cidade de Santos, que representa 58,2% das vendas de 2024 na região. Os dados refletem uma tendência nacional de adesão a tecnologias mais sustentáveis e são do gráfico “Geografia da Eletromobilidade”, produzido pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Praia Grande e Guarujá, aparecem em seguida como importantes centros de consumo, com 15,3% e 10,3% do mercado regional, respectivamente, conforme o ABVE. São Vicente, com 4,9% de participação, segue consolidando sua posição como um dos polos emergentes. Outros municípios, como Bertioga (4,1%), Cubatão (2,5%) e Itanhaém (2,2%), embora representem menores fatias do mercado, também têm registrado avanços.
Confira o ranking de vendas de eletrificados na Baixada Santista
De acordo com o levantamento, a adesão aos veículos elétricos é, sim, crescente, e está impulsionada por fatores como o aumento da conscientização ambiental e a busca por soluções mais econômicas e eficientes. No último ano, entre as nove cidades da Baixada Santista, foram 1.213 unidades vendidas; 64,8% a mais que 2023.
Cidade | Nº de emplacamentos em 2024 | Nível de participação no mercado regional |
Santos | 706 | 58,2% |
Praia Grande | 185 | 15,3% |
Guarujá | 125 | 10,3% |
São Vicente | 60 | 4,9% |
Bertioga | 50 | 4,1% |
Cubatão | 30 | 2,5% |
Itanhaém | 27 | 2,2% |
Peruíbe | 18 | 1,5% |
Mongaguá | 12 | 1,0% |
➡️ Emplacamento de carro é o processo de registrar o veículo no sistema do governo, colocando a placa com um número de identificação. Isso é necessário para que o carro possa circular legalmente.
Diferentes veículos
Os dados consideram como veículos eletrificados todas as tecnologias que envolvem algum tipo de eletrificação no mercado brasileiro. Isso inclui os veículos 100% elétricos (BEV), que funcionam apenas com energia elétrica, e os híbridos plug-in (PHEV), que podem ser carregados na tomada e têm motor a combustão como apoio.
Também entram na categoria os híbridos puros (HEV), que possuem motor elétrico e a combustão, mas sem a possibilidade de recarga externa. Outra categoria é a dos híbridos a gasolina/álcool (HEV Flex), que funcionam tanto com combustível convencional quanto com eletricidade.
Além disso, são considerados eletrificados os micro-híbridos e mild hybrid (MHEV), que têm sistemas elétricos que ajudam a melhorar o desempenho, mas sem tração elétrica. São diferentes tecnologias e níveis de eletrificação, variando de modelos com dependência de eletricidade àqueles com apoio parcial de um motor.
Santos manteve a liderança no mercado regional de veículos elétricos, enquanto Guarujá teve maior porcentagem
Entre 2023 e 2024, Santos consolidou a liderança no mercado de veículos elétricos, ampliando a participação de 65,6% para 58,2%. Apesar de uma leve queda percentual, o volume de vendas passou de 483 unidades em 2023 para 706 em 2024. Praia Grande, porém, também registrou crescimento, aumentando de 85 unidades (11,5%) para 185 (15,3%) no período.
Guarujá e São Vicente também apresentaram avanços, embora em escalas distintas. Guarujá saltou de 56 unidades (7,6%) em 2023 para 125 unidades (10,3%) em 2024, o que representou um aumento de 123,21% no número de emplacamentos – o maior número na região. Já São Vicente registrou uma elevação mais modesta, passando de 41 unidades (5,6%) para 60 unidades (4,9%) no mesmo período.
Bertioga, Cubatão e Itanhaém também mostraram sinais de crescimento, mas de forma mais discreta. Bertioga aumentou de 28 unidades (3,8%) para 50 (4,1%), enquanto Cubatão e Itanhaém subiram de 16 (1,4%) e 10 (1,4%), respectivamente, para 30 (2,5%) e 27 (2,2%). Esses números indicam que, mesmo em menor escala, a conscientização e o acesso à eletromobilidade estão se expandindo em toda a região. Confira:
Cidade | Nº de emplacamentos em 2023 | Quanto cresceu em 2024? |
Santos | 483 | +46,2% |
Praia Grande | 85 | +117,65% |
Guarujá | 56 | +123,21% |
São Vicente | 41 | +46,34% |
Bertioga | 28 | +78,57% |
Itanhaém | 16 | +87,5% |
Cubatão | 10 | +170% |
Peruíbe | 9 | +100% |
Mongaguá | 8 | +50% |
Mercado mundial
Como você pôde ler anteriormente, vendas globais de veículos elétricos (VEs) estão crescendo, apesar dos desafios regionais. Em 2024, cerca de 17 milhões de unidades foram vendidas, e a previsão para 2025 é de um aumento de 20%, segundo a BloombergNEF. O crescimento, entretanto, é impulsionado pela redução de custos, maior variedade de modelos e expansão das estações de recarga.
Nos Estados Unidos, o avanço dos VEs enfrenta barreiras como altos custos e incertezas políticas. Embora fabricantes como Honda, Toyota e GM invistam bilhões em novas fábricas, o preço inicial de VEs ainda é alto, começando em torno de US$ 30 mil. As promessas do governo Trump de eliminar subsídios e impor tarifas podem dificultar a expansão do mercado, especialmente para modelos mais acessíveis, deixando os consumidores aguardando por alternativas mais viáveis.
Enquanto isso, na União Europeia, o cenário é mais ‘promissor’ graças a políticas rigorosas de emissões que exigem que montadoras reduzam a poluição de suas frotas em 15% até 2025. Fabricantes estão lançando modelos mais acessíveis, como o Volkswagen ID.2all e o Fiat Panda EV, com preços abaixo de US$ 30 mil. Apesar disso, as vendas ainda dependem de subsídios e incentivos locais, com destaque para a Alemanha, onde cortes de subsídios impactaram o mercado em 2023.
Já a China lidera o mercado global de VEs, com modelos acessíveis e de alta qualidade. Mais de 60% dos carros elétricos vendidos no país já são mais baratos que os a combustão, segundo a Agência Internacional de Energia. Embora barreiras comerciais dos EUA e da União Europeia possam afetar as exportações chinesas, as empresas do país continuam dominando o setor graças a décadas de investimentos estratégicos e políticas favoráveis.
Eletrificados no Brasil
A eletromobilidade no Brasil teve um ótimo desempenho em 2024, conforme avaliado pela revista MIT Technology Review, com um recorde de 177.358 veículos eletrificados emplacados, o que representa um aumento de 89% em relação a 2023, quando foram registrados 93.927. Só em dezembro, as vendas chegaram a 21.634 unidades.
No entanto, esses números incluem os 3.828 micro-híbridos lançados no último trimestre, que possuem bateria de 12 volts e não têm tração elétrica. Há uma discussão técnica sobre se esses veículos podem ser classificados como eletrificados, o que gera controvérsia.
Excluindo os micro-híbridos, o total de 2024 foi de 173.530 veículos eletrificados, superando as expectativas da ABVE com um crescimento de 85% em relação a 2023. Dezembro também foi um mês recorde, com 18.942 unidades vendidas, marcando o melhor desempenho desde o início da série histórica.
Ricardo Bastos, presidente da ABVE, destacou que 2024 foi um ano de grandes conquistas para a eletromobilidade, com crescimento sustentável e resultados expressivos. No entanto, ele ressaltou a importância de separar os micro-híbridos dos veículos que realmente têm impacto ambiental e trazem benefícios reais para os consumidores.
Confira o ranking de vendas de eletrificados no Brasil em 2024
Cidades | Nº de emplacamentos em 2024 |
São Paulo (SP) | 24.435 |
Brasília (DF) | 16.061 |
Rio de Janeiro (RJ) | 7.864 |
Belo Horizonte (MG) | 6.226 |
Curitiba (PR) | 6.182 |
Salvador (BA) | 3.660 |
Campinas (SP) | 3.502 |
Porto Alegre (RS) | 3.438 |
Goiânia (GO) | 3.227 |
Fortaleza (CE) | 2.879 |