fbpx
Search
Close this search box.

Sistema de saúde preocupa população de Vinhedo

Descaso médico também foi relatado por moradores

A crise na saúde pública não é exclusiva das regiões litorâneas. Em Vinhedo, no interior paulista, a população enfrenta graves problemas no sistema de saúde. Reclamações de superlotação, demora no atendimento, erros de diagnóstico e descaso médico foram relatados por moradores à nossa equipe.

Um caso que exemplifica essa situação é o de Dona Nilza, que perdeu a visão após um diagnóstico errado em um exame oftalmológico realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “O médico disse que não era nada, apenas receitou colírio, mas nunca solicitou exames específicos. Com isso, fui perdendo a visão, e o que perdi não volta mais”, lamenta.

Outro drama é vivido pela família de Adriana. Sua mãe, que segue intubada na Santa Casa de Vinhedo, não teve um problema cardíaco grave diagnosticado a tempo. “Minha mãe sempre passou por consultas médicas, mas ninguém descobriu o problema no coração. Agora, o médico disse que ela tem chance de não acordar”, desabafa Adriana, emocionada.

Além disso, moradores reclamam de atendimentos superficiais e falta de atenção por parte dos profissionais de saúde. “O médico só dá a receita e pronto. Nem ouve o pulmão ou solicita exames mais detalhados”, afirma um dos pacientes. A demora no atendimento e a superlotação também são apontadas como fatores que dificultam o acesso à saúde na cidade.

Resposta da Santa Casa

Procurada pela reportagem, a Santa Casa de Vinhedo informou que não pode se posicionar sobre o suposto erro médico ocorrido há mais de 10 anos, alegando que foi em outra gestão e que não possui detalhes do caso.

Sobre a superlotação, a instituição atribui o problema ao aumento na procura por atendimento de moradores de cidades vizinhas, como Louveira, Campinas e Valinhos, cujas unidades de saúde não têm capacidade para atender a demanda.

A direção do hospital destacou ainda que está promovendo reformas e ampliações em áreas como o centro cirúrgico, pronto-socorro, quartos e leitos, além de melhorias na UTI e nos serviços de alimentação hospitalar.

Autor

Mais lidas

Corpo de jovem turista desaparecido em Mongaguá é reconhecido

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente do filho de apenas 10 anos

Advogado é baleado na cabeça após tentativa de assalto em Hortolândia

Quem é André Feldman, empresário que morreu após queda de helicóptero em Caieiras?

Praia Grande tem uma série de eventos para celebrar o aniversário

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.