A Independência do Brasil, tradicionalmente celebrada em 7 de setembro, pode ganhar uma segunda data e, com isso, mais um feriado nacional no dia 2 de julho. A data marca a saída dos portugueses da Bahia e pode se tornar em uma folga caso uma proposta a respeito do tema avance no Legislativo brasileiro e seja sancionada pelo presidente Lula.
Atualmente, 2 de julho se trata de um feriado estadual na Bahia. O dia marca uma batalha ocorrida no Estado, em 1823, e que terminou com a expulsão, em definitivo, de forças portuguesas que seguiam no Brasil após a independência, declarada em 7 de setembro de 1822, aproximadamente dez meses antes.
A vitória baiana representou a última luta entre ambos países e marcou a saída da Coroa Portuguesa de vez do Brasil. Consciente disso, o presidente Lula comentou em 2024, que o Brasil teria na data de 2 de julho de 1823 um segundo Dia da Independência e, por este motivo, ele estaria estudando tornar a data em um novo feriado nacional.
“Nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses, que foi o 2 de Julho em Salvador, na Bahia. Eu agora vou tentar transformar os dois dias em ato oficial da Independência. E, mais ainda, vamos ter que recontar a história deste país”, afirmou Lula, à época, durante um evento em Campinas.