Ednaldo Rodrigues voltou a ser afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pela justiça nesta quinta-feira (15). A decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) tirou o até então presidente da instituição do comando e nomeou como interventor um dos vices-presidentes, Fernando Sarney.
Esta é a segunda vez que Ednaldo Rodrigues é afastado do cargo, a primeira vez aconteceu em 2023, através de uma ação que questionava o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que garantiu o cargo na presidência à Ednaldo durante quatro anos.
Neste novo processo, é discutido a validade dos documentos que reconhecem a legalidade da eleição de 2022, ano em que Ednaldo Rodrigues foi eleito.
Quem é Fernando Sarney, novo nome na presidência da CBF?

Fernando Sarney é filho do ex-presidente, José Sarney, e um dos responsáveis pela saída de Ednaldo do comando da CBF. Fernando já havia proposto assumir interinamente a instituição para convocar uma nova eleição. De acordo com a confederação, agora ele tem um prazo de 60 dias para convocar a nova votação.
Continua após a publicidade
O agora presidente interino está na Confederação Brasielira de Futebol desde 1998, quando atuou como diretor de relações governamentais, chegando até a assumir uma cadeira no Comitê Executivo da FIFA em 2015.