O presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Teixeira, se envolveu em uma discussão com estudantes dentro de uma universidade particular em Santos, no litoral de São Paulo, na noite de quarta-feira (6). Um vídeo obtido pelo VTV News mostra parte da situação, em que o dirigente aparece exaltado durante o bate-boca (veja abaixo).
Conforme apurado, Teixeira acompanhava uma competição de natação na Universidade Santa Cecília (Unisanta), onde também atua como pró-reitor administrativo. Neste mês, o campus recebe a 41ª edição do evento esportivo universitário, que reúne 17 modalidades disputadas por estudantes da Baixada Santista.
Segundo relatos obtidos com exclusividade pela reportagem, um estudante da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) aproveitou a presença do dirigente para questioná-lo sobre os resultados recentes do clube, que atravessa uma sequência considerada negativa na temporada. “Isso foi visto pelos alunos e começou o burburinho”, afirmou um universitário que presenciou a situação e pediu para não ser identificado.
Ainda conforme o relato, Marcelo Teixeira sugeriu que a conversa continuasse em um local mais reservado. “Ele se incomodou, desceu da piscina e falou que ia conversar de igual para igual sobre a situação. Depois, tentou conduzir o aluno até a sala do ambulatório para falar com a porta fechada, e foi o momento que eu entrei. Eu disse: ‘não, não vai’”, relatou.
De acordo com testemunhas, outros estudantes começaram a se aproximar após o início da discussão. Foi nesse momento, segundo o relato, que Marcelo Teixeira percebeu que alguns dos envolvidos eram ligados à atlética da comunicação da universidade. “Ele disse: ‘que bom que vocês são da FaAC, vou ficar de olho em vocês’”, contou.
Policiais militares, que já atuavam na segurança do evento, também foram vistos acompanhando a ocorrência.
Tentou apaziguar
O universitário ouvido pela reportagem aparece em um dos vídeos registrados no local e afirmou que agiu exclusivamente para evitar que a situação ganhasse proporções maiores dentro do campus. “Eu estive lá para apaziguar, controlar os alunos que estavam sob a minha responsabilidade naquele momento”, disse.
Ele também reforçou que a direção da atlética não teve qualquer participação na cobrança feita ao presidente do Santos. “Foi uma atitude isolada. O aluno foi orientado de que a cobrança foi feita em um momento importuno”, declarou. Um dia após o ocorrido, a FaAC publicou uma nota oficial nas redes sociais. Leia a seguir:
“A FaAC esclarece que não houve qualquer tipo de organização, manifestação ou ataque direcionado ao presidente Marcelo Teixeira. O ocorrido se trata de uma atitude isolada de um aluno que estuda em um dos nossos cursos. O vídeo publicado nas redes sociais mostra, inclusive, membros da nossa diretoria tentando apartar e encerrar a situação, que acabou se estendendo além do necessário. A cobrança feita por uma pessoa, enquanto torcedor do Santos Futebol Clube, ao presidente da instituição, em um momento inoportuno, não possui o apoio nem a concordância da FaAC”, completou a entidade.
Posicionamento
A Unisanta foi procurada nesta quinta-feira (7) para informar se alguma medida foi adotada em relação ao estudante ou ao episódio registrado dentro do campus. As assessorias do Santos e de Marcelo Teixeira também foram acionadas pela reportagem, mas, até a publicação desta matéria, não haviam se manifestado.
Vivendo um momento de pressão na temporada, o Santos Futebol Clube acumula sete partidas consecutivas sem vitória e enfrenta dificuldades simultâneas no Campeonato Brasileiro, na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil. O próximo compromisso será no domingo (11), às 18h30, diante do Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro.