Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Halloween deve movimentar R$ 3,9 milhões nos comércios da região de Campinas

De acordo com a ACIC, o Halloween já é considerado a segunda data mais importante para o setor de fantasias e utilidades decorativas

Sombras e cores típicas do Halloween começam a invadir as ruas e vitrines da região de Campinas: fantasias ganham vida, doces se espalham nos comércios e a cidade se prepara para uma das datas mais animadas do calendário. Comemorado neste ano em uma sexta-feira (31 de outubro), o Halloween vem se firmando como um momento de celebração para jovens e famílias, impulsionando o comércio local.

A expectativa de movimentação comercial é de cerca de R$ 3,9 milhões, representando um crescimento de 6,5% em relação a 2024, puxado principalmente pelos consumidores entre 18 e 30 anos, que investem em festas temáticas e fantasias inspiradas em personagens como Wandinha, da Família Addams, e Malévola, da Disney, segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).

“O Halloween tem ganhado força no Brasil e se transformado em uma data importante para o varejo, especialmente em cidades com forte presença universitária e cultural, como Campinas. As empresas que apostam em campanhas criativas nas redes sociais e em produtos temáticos costumam colher bons resultados”, avalia o economista da ACIC, Mário Eduardo Campos.

De acordo com a ACIC, o Halloween já é considerado a segunda data mais importante para o setor de fantasias e utilidades decorativas, ficando atrás apenas das Festas Juninas. Entre os segmentos que mais se destacam estão o vestuário (com roupas nas cores preta, laranja e roxa, capas e botas), maquiagem, armarinhos com acessórios e enfeites, além da alimentação, que ganha força com doces e guloseimas típicas da celebração.

“Além das compras, o Halloween movimenta a economia local por meio de eventos temáticos em clubes, escolas de idiomas, shoppings e espaços públicos e privados, atraindo tanto adultos quanto crianças”, completa Mário. Ele lembra que a tradição norte-americana em que as crianças vão de porta em porta pedindo “doces ou travessuras” vem sendo incorporada pelos brasileiros, o que também fortalece as vendas desse segmento.


Continua após a publicidade

Autor

  • Camila Borges dos Santos

    Jornalista formada pela Universidade Paulista em 2023, com experiência em apuração, produção de pautas, apresentação e cobertura de matérias jornalísticas em diferentes formatos.

VEJA TAMBÉM

parte do teto do shopping piracicaba desabou

Teto do Shopping Piracicaba desaba e assusta quem passa pelo local

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Kim Kardashian no Brasil

Kim Kardashian visita o Cristo Redentor durante passagem pelo Brasil

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.