Prestes a completar 90 anos de idade, o Dalai Lama, líder espiritual do budismo no Tibet, garantiu a seus seguidores que deve reencarnar e será identificado por uma instituição sem fins lucrativos criada por ele mesmo. Uma vez localizada, a criança se tornará o novo líder religioso.
As declarações foram dadas pelo líder religioso em vídeo. Pouco conhecida, a origem do nome Dalai Lama se dá como um título que só pode ser utilizado pelo líder espiritual do budismo tibetano, uma região autônoma da China que busca independência desde o fim da década de 50.
A escolha do novo Dalai Lama se dá poucos anos após a morte do atual líder. O Governo do Tibet realiza uma missão de identificação onde são utilizadas pistas e outros indícios como a interação entre crianças recém-nascidas e objetos que pertenceram ao líder do budismo anterior.
O atual líder foi identificado após a visão de um monge experiente. Ele foi encontrado no vilarejo de Taktser, que atualmente se trata da província chinesa de Qinghai e teria, ainda quando criança, dito que os objetos usados pelo antigo líder eram dele.
Além de pistas e outros elementos usados na busca, o atual Dalai Lama também deixa instruções para os responsáveis pelas investigações.