Wagner Lauria Jr – SBT News
Metapneumovírus (HMPV). Esse é o nome do vírus responsável por um surto na China, principalmente entre crianças, e causando consequentemente uma sobrecarrega no sistema de saúde do país, o que vem despertando a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS). A dúvida que fica é se o vírus pode representar uma nova pandemia mundial, semelhante à covid-19.
HPMV: uma nova pandemia?
Especialistas entrevistados pelo SBT News garantem que não há risco do HPMV apresentar comportamentos ou mutações semelhantes aos observados no Sars-CoV-2, causador da pandemia da Covid-19.
Segundo a infectologista Raquel Murraeke, o vírus já circula globalmente desde 2001 e, por isso, a população mundial possui uma certa imunidade natural contra ele. No Brasil, foi identificado pela primeira vez em 2004 e faz parte da mesma família do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite, que ainda circula no país e teve alta de mortalidade entre crianças em julho do ano passado.
“Isso é diferente da Covid-19, que era um vírus completamente novo, sem imunidade pré-existente, o que facilitou sua propagação”, ressalta.
Além disso, apesar da atenção da OMS, a doença é considerada sazonal no país e geralmente ocorre entre o inverno – que na China começa em 21 de dezembro e termina no dia 20 de março – e o início da primavera, a partir de 21 de março.
Como funciona a transmissão?
De acordo com a especialista, a transmissão é semelhante a qualquer vírus respiratório, inclusive ao vírus da covid-19. Ou seja, é transmitido de uma pessoa infectada para outra, por meio de secreções liberadas ao tossir ou espirrar, contato pessoal próximo, como apertos de mão ou toques, em objetos ou superfícies contaminadas e, em seguida, levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos.
Os sintomas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, são tosse, febre, congestão nasal e falta de ar. No caso da bronquiolite, causado pelo VSR, o chiado respiratório é uma característica no agravamento do quadro pode causar insuficiência respiratória grave na criança, gerando cansaço e uso de musculatura acessória: entre as costelas e na barriga, segundo o pneumologista do Sírio Libanês, André Nathan.
Sintomas
O público que vem apresentando os sintomas gripais causados pelo vírus são crianças de cinco anos ou menos, idosos ou pessoas com sistema imunológico enfraquecido.