Um navio cargueiro que levava aproximadamente 3.000 veículos da China para o México, incluindo cerca de 800 carros elétricos, foi abandonado no meio do Oceano Pacífico após pegar fogo na última terça-feira (3) após pegar fogo.
A embarcação, chamada Morning Midas, teve sua tripulação evacuada em uma operação coordenada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, após a falha das tentativas de contenção do incêndio. Segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, o princípio do incêndio é desconhecido.
Segundo a agência Reuters, a fumaça foi detectada em um dos conveses do navio, forçando os 22 tripulantes a deixarem a embarcação. Eles foram resgatados e transferidos com segurança para um navio mercante que navegava nas proximidades.
A operadora do cargueiro, Zodiac Maritime, confirmou a evacuação e afirmou que socorristas foram mobilizados para dar suporte às operações de salvamento e combate ao incêndio. A empresa, no entanto, não revelou quais montadoras são proprietárias dos veículos embarcados.

Condições favorecem o agravamento de incêndios
O Morning Midas havia saído do porto de Yantai, na China, em 26 de maio, após escalas em Nansha e Xangai. Um relatório recente da seguradora Allianz já alertava para a periculosidade do transporte dessas cargas, não apenas pelo alto valor agregado, mas pelas características físicas e químicas das baterias de íons de lítio que alimentam esses automóveis.
Segundo especialistas, incêndios com baterias de lítio exigem maior quantidade de água – até 8 mil galões – para que seja possível reduzir a temperatura dos módulos e evitar a chamada fuga térmica, um fenômeno no qual o fogo se propaga por reação em cadeia. Assim, o ambiente confinado dos cargueiros, com pouca ventilação e estrutura metálica, agrava o risco ao dificultar o controle das chamas.
Este não é um caso isolado. Em 2022, um navio transportando 4 mil veículos afundou no Atlântico após um incêndio de grandes proporções. Em 2023, outro cargueiro que navegava próximo à costa da Holanda foi tomado pelas chamas.
Nota do Departamento de Segurança Nacional
Em nota oficial, Guarda Costeira dos Estados Unidos, subordinado ao Departamento de Segurança Nacional escreveu: “Os operadores do centro de comando do Décimo Sétimo Distrito da Guarda Costeira receberam um alerta de socorro na terça-feira por volta das 15h15, reportando um incêndio a bordo do navio cargueiro Morning Midas, uma embarcação de 183 metros de bandeira do Reino Unido, com 22 tripulantes e que, segundo relatos, transporta vários milhares de veículos.”
A nota segue: “Os operadores imediatamente emitiram uma Transmissão Urgente de Informações Marítimas solicitando assistência de embarcações nas proximidades do Morning Midas. Três embarcações voluntárias responderam ao incidente.”
“Além disso, os operadores desviaram a tripulação do Cortador da Guarda Costeira dos EUA Munro (WMSL 755) para a área, ordenaram o lançamento de uma tripulação aérea C-130J Super Hercules da Estação Aérea da Guarda Costeira em Kodiak e posicionaram uma tripulação de helicóptero MH-60T Jayhawk em Adak.”
“Todos os 22 tripulantes a bordo do Morning Midas evacuaram a embarcação usando um bote salva-vidas e foram posteriormente resgatados pela tripulação do navio Cosco Hellas, uma das embarcações voluntárias no local, sem registro de feridos.”
“O estado do incêndio é atualmente desconhecido, mas fumaça ainda emana da embarcação.”
“À medida que a fase de busca e salvamento da nossa resposta chega ao fim, nossas equipes trabalham em estreita colaboração com a empresa proprietária do navio, Zodiac Maritime, para determinar o destino da embarcação”, disse a contra-almirante Megan Dean, comandante do Décimo Sétimo Distrito da Guarda Costeira. “Somos gratos pelas ações altruístas das três embarcações próximas que auxiliaram na resposta e pela tripulação do navio Cosco Hellas, que ajudou a salvar 22 vidas.”