Robert Francis Prevost é o novo Papa, chefe máximo da Igreja Católica e adotará a alcunha de Leão XIV. Prevost nasceu nos Estados Unidos da América, em Illinois, mas atuou como bispo emérito no Peru.
O novo Papa Leão XIV era muito próximo de Francisco e foi promovido a cardeal pelo argentino. A tendência é de que Leão XIV siga com um trabalho de continuidade ao ser comparado com o comando de Francisco.
Apesar de ser estadunidense, Leão XIV passou boa parte de sua vida como religioso na América Latina.
No primeiro trimestre deste ano, Prevost rebateu uma declaração de J. D. Vance, atual vice-presidente dos Estados Unidos. À época, Prevost afirmou que Jesus não pede para que exista um ‘ranqueamento’ de amor.
Mesmo com esta situação, Trump cumprimentou o novo Papa por sua conta no X, antigo Twitter.

“Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma honra presenciar que ele seja o primeiro Papa americano. Que animação e que grande honra para nosso País. Estou ansioso para encontrar o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo”, escreveu Trump.
O que é o Conclave?
O Conclave nada mais é do que uma reunião entre cardeais com menos de 80 anos para escolher o novo pontífice. Para vencer, o candidato precisa de dois terços dos votos, e os cardeais não podem votar em si mesmos. A votação ocorre em um ambiente fechado, simbolizado pela expressão Extra omnes.
Continua após a publicidade
A cerimônia de abertura, chamada Pro Eligendo Papa, ocorreu na Basílica de São Pedro e deu início ao processo. Os cardeais se hospedaram na Casa Santa Marta e participariam de até quatro rodadas de votação diárias. Se ninguém fosse eleito após três dias, haveria uma pausa para reflexão.
Cada cardeal preencheu uma cédula com o nome de seu escolhido, que foi depositada em uma urna. Três escrutinadores, sorteados entre os cardeais, supervisionaram a contagem e queimaram as cédulas após a apuração. A fumaça preta de quarta (7) sinalizou que a eleição continuaria; já a fumaça branca indicou que um novo papa foi escolhido.
Se alguém recebe dois terços dos votos, é convidado a aceitar a eleição. Após dizer ‘accepto’, o eleito escolhe seu nome papal. Ele veste as roupas papais na ‘sala das lágrimas’, onde é comum a emoção tomar conta do momento.