O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou a Ancara nesta quinta-feira (15) para um encontro com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. A reunião ocorre no mesmo dia em que delegações da Ucrânia e da Rússia iniciam, separadamente, novas tratativas de paz em Istambul.
Segundo a agência Reuters, Zelensky desembarcou no Aeroporto de Esenboga às 7h (horário de Brasília) e afirmou que o rumo das negociações com Moscou dependerá do diálogo com Erdogan. Segundo ele, a delegação russa presente nas conversas é “decorativa” e até o momento não havia sido oficialmente informado sobre os nomes que compõem o grupo enviado por Moscou.
Turquia reforça papel de mediadora
De acordo com o chefe da Diretoria de Comunicação da Presidência da Turquia, Fahrettin Altun, Erdogan pretende discutir com Zelensky todos os desdobramentos recentes da guerra no Leste Europeu.
“Nosso Presidente, Sr. Recep Tayyip Erdoğan, discutirá todos os aspectos dos desdobramentos mais recentes no contexto da guerra entre Rússia e Ucrânia juntamente com o Presidente da Ucrânia, Sr. Volodymyr Zelensky, que realizará hoje uma visita de trabalho ao nosso país. Durante as reuniões bilaterais e entre delegações que ocorrerão durante a visita, nosso Presidente destacará a postura do nosso país em favor do cessar-fogo e do início imediato das negociações de paz. Nas reuniões, também haverá uma troca de ideias sobre os temas de maior destaque da nossa agenda bilateral.”, publicou no X.
Cumhurbaşkanımız Sayın Recep Tayyip Erdoğan, bugün ülkemize bir çalışma ziyareti gerçekleştirecek olan Ukrayna Devlet Başkanı Sayın Volodimir Zelenskiy ile birlikte Rusya-Ukrayna savaşı bağlamındaki son gelişmeleri tüm veçheleriyle ele alacaktır.
Ziyaret kapsamında yapılacak…
Continua após a publicidade
— Fahrettin Altun (@fahrettinaltun) May 15, 2025
Em nota, o gabinete presidencial turco reiterou que Ancara defende um cessar-fogo imediato e a retomada de um processo de paz efetivo. A postura da Turquia segue marcada por um pragmatismo diplomático: o país mantém canais abertos com ambos os lados desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 2022.
Zelensky não comentou sobre um possível encontro com representantes russos, mas indicou que novas decisões serão tomadas após o diálogo com Erdogan.