Quase cem anos depois, a tão esperada ligação seca entre Santos e Guarujá, na Baixada Santista, começa a sair do papel com novidades importantes para motoristas. O edital de concessão do túnel confirma que a tarifa inicial será de R$ 6,15 para carros, valor equivalente ao da balsa, considerando a passagem nos dois sentidos.
A diferença é que na balsa o valor de R$ 12,30 é pago apenas no sentido Guarujá–Santos. Segundo o Governo do Estado, a nova estrutura utilizará o modelo de pedágio free-flow, que faz a cobrança automática por meio da leitura da placa dos veículos, eliminando a necessidade de parar em praças de pedágio.
Além dos carros, o edital define os seguintes valores:
- Motos: R$ 3,07 (nos dois sentidos)
- Caminhões de dois a três eixos: R$ 18,35
Leilão do Túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro
Atualmente, cerca de 21 mil veículos fazem a travessia diariamente por meio das balsas, mas enfrentam longas filas. Outros 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres utilizam embarcações menores, como catraias e barcas. A construção deve aliviar o tráfego e melhorar o fluxo logístico no Porto de Santos, o maior da América Latina.
Com a nova ligação, os motoristas também poderão evitar a alternativa atual pela rodovia via Cubatão, que exige um percurso de cerca de 40 km. Conforme noticiado anteriormente, o edital foi lançado em 27 de fevereiro de 2025, por meio de parceria entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal.
O leilão da concessão está marcado para o dia 5 de setembro, e a assinatura do contrato deve acontecer ainda no quarto trimestre de 2025. O anúncio foi feito em um evento realizado no Porto de Santos, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Saiba como será a ligação Santos-Guarujá, primeiro túnel imerso do Brasil
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, na Baixada Santista. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros sob o leito do canal, o túnel será o primeiro do tipo no Brasil a utilizar a técnica de túnel imerso. O método já é aplicado em países como Holanda e Japão.
De acordo com o Governo Estadual, a infraestrutura incluirá três faixas por sentido – uma delas dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e outra para pedestres e ciclistas. Querendo atender mobilidade e sustentabilidade, sistemas modernos de ventilação, iluminação e segurança também fazem parte do projeto.
O contrato de concessão prevê um período de 30 anos para preparar construção, operação e manutenção. A concessionária responsável – em processo de escolha – será remunerada por pedágio, contraprestação pública e receitas acessórias. O critério de seleção será o maior desconto sobre a contraprestação pública.
Túnel submerso ligará Santos a Guarujá em 2 minutos
A viagem costuma durar aproximadamente uma hora pela estrada. Por balsa, o trajeto pode levar 18 minutos. Com o túnel, poderá ser feito em menos de dois minutos.
“No futuro, vamos ver uma Baixada Santista completamente reformulada e temos que preparar a região para novidades como a transição energética”, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A estrutura do túnel será formada por seis módulos de concreto pré-moldados, construídos em uma doca seca. Após testes de vedação na água, os módulos serão transportados por flutuação e instalados no fundo do canal.