Foto: Prefeitura de Atibaia/Reprodução
O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que a Prefeitura de Atibaia e um hospital devem pagar R$ 100 mil de indenização para a filha de um homem que faleceu após receber atendimento inadequado em uma unidade de saúde.
Segundo processo, o homem procurou atendimento na Santa Casa de Atibaia por volta de 15h, com sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), porém ele só foi internado horas depois apesar da gravidade do caso. Ele veio a falecer as 9h do dia seguinte.
O desembargador Marrey Uint, relator do caso, ressaltou que, apesar dos médicos não terem o poder da cura eles tem como dever prestar atendimento adequado. De acordo com o relator, um laudo da perícia mostrou que medidas emergenciais essencias para casos de AVC como monitoramento da respiração, controle de oxigenação, pressão arterial e glicemia, não foram tomadas.
Continua após a publicidade

A decisão teve participação dos desembargadores Paulo Cícero Augusto Pereira, Kleber Leyser de Aquino, Camargo Pereira e Encinas Manfré e foi aprovado com a maioria dos votos.