O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) divulgou nesta quarta-feira (1º) um balanço trágico que revela o alto número de vítimas no litoral de São Paulo durante as festas de fim de ano. Entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, oito banhistas morreram afogados e outros oito desapareceram no mar, em diversas praias da região.
As ocorrências começaram a ser registradas na véspera de Réveillon, com dois óbitos e dois desaparecimentos. No entanto, o cenário piorou no dia 1º de janeiro, quando o número de incidentes triplicou, com seis mortes e seis desaparecimentos.
Em Praia Grande, um homem de 36 anos perdeu a vida ao se afogar, e dois jovens de 23 anos desapareceram em correntes de retorno. Uma das vítimas era residente da Capital e a outra de Americanópolis, no Interior paulista.
Itanhaém também registrou tragédia, com duas mortes por afogamento, sendo uma de uma jovem de 18 anos, na praia de Bopiranga, e a outra de um homem, na Praia do Gaivotas.
Em Peruíbe, duas irmãs de 21 e 27 anos, naturais de Santo André, se afogaram no Balneário Stella Maris. Já em Bertioga, dois jovens desapareceram: um adolescente de 16 anos, próximo à desembocadura do Rio Guaratuba, e um jovem de 19 anos, na Praia de Riviera de São Lourenço.
As buscas seguem em andamento nesta quinta-feira (2), segundo a corporação.