Jacinto Luciano dos Santos Adolfo foi preso nesta terça-feira (4) suspeito de matar a esposa, Rosemeire Lemos Adolfo, de 53 anos, em São Vicente, na Baixada Santista. O corpo da vítima foi encontrado na cama do casal, na comunidade do Dique do Piçarro. Segundo a Polícia Civil, o homem fugiu após o crime e foi localizado no interior de São Paulo.
De acordo com o boletim de ocorrência (BO), Rosemeire apresentava sangramento no ouvido e um ferimento no rosto, possivelmente causado por uma faca. A filha da vítima encontrou o corpo e acionou a Polícia Militar (PM). Ela contou aos agentes que acreditava que o pai fosse o autor do crime, já que a mãe sofria agressões constantes e pretendia se separar.
A prisão foi realizada após o veículo ser identificado por câmeras do sistema de monitoramento inteligente. Imagens apontaram que o automóvel havia passado pela Rodovia Presidente Dutra, que liga o interior paulista ao Rio de Janeiro. Com base nas informações de rastreamento, agentes da Polícia Civil localizaram suspeito na cidade de Lorena.
Vítima morta enquanto dormia
Conforme apurado pelo repórter Pietro Falbuon, da VTV, o suspeito confessou a autoria do crime, afirmando ter atingido a ex-mulher com uma picareta enquanto ela dormia. Ele não apresentou motivação clara, mas o casal mantinha um relacionamento de 30 anos e havia um histórico de violência, incluindo um BO de ameaça registrado em 2023, segundo o delegado Lucas Santana dos Santos.
Durante a fuga, o suspeito seguia em direção ao Rio de Janeiro, mas a Polícia Civil conseguiu localizá-lo porque ele estava utilizando o cartão da própria vítima. Ele estava hospedado em um hotel, onde não resistiu à prisão. Extratos de três estabelecimentos comerciais e a leitura de placas pelo sistema inteligente ajudaram a rastrear o veículo em frente ao hotel.
Polícia confirma prisão e investiga motivações do feminicídio
Inicialmente, o caso foi registrado no 2º Distrito Policial (DP) de São Vicente como homicídio doloso, quando há intenção de matar, e violência doméstica. No entanto, vizinhos e familiares relataram que o carro do suspeito havia sido visto estacionado próximo à residência da vítima na noite de domingo (2), um dia antes do corpo ser encontrado.
Com o avanço das diligências e a confirmação das circunstâncias do assassinato, a Polícia Civil passou a tratar o caso como homicídio qualificado, com agravante de violência doméstica. A Delegacia da Mulher (DDM) de São Vicente então assumiu formalmente a investigação e identificou que o suspeito fugiu levando o carro da vítima, Rosemeire.
Ele passou por audiência de custódia onde a prisão foi mantida. Após a prisão, Jacinto deve ser transferido da Delegacia de Lorena para São Vicente, no litoral paulista, onde ficará à disposição da Justiça. As investigações continuam, e a Polícia Civil apura as motivações do feminicídio. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi procurada pelo VTV News nesta quarta-feira (5) e confirmou a prisão do suspeito.