O caseiro Vicente Luís Pereira de Oliveira, de 61 anos, foi encontrado 15 dias após desaparecer em uma área de mata na Estrada do Paratinga, em São Vicente, na Baixada Santista. Imagens mostram o momento em que ele recebe os primeiros atendimentos, envolto em uma manta térmica e visivelmente debilitado.
O desaparecimento de Vicente ocorreu em 24 de abril, quando ele entrou na mata acompanhado de seu cão de estimação. Inicialmente, as buscas foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros, mas foram suspensas no dia 28 após suspeitas de que o caso pudesse estar relacionado a uma ação criminosa.
Entretanto, as operações foram retomadas na última terça-feira (6), quando uma testemunha relatou ter visto um idoso com características semelhantes às de Vicente. A informação reanimou as equipes de resgate, que mobilizaram esforços para localizá-lo na região rural próxima à Estrada do Paratinga.
Idoso ficou 15 dias desaparecido com cachorro em São Vicente
Um boletim de ocorrência foi registrado pela irmã do caseiro no dia 26 de abril, depois que ele não respondeu a mensagens e ligações. No documento, ela informou que ele não confiava em instituições bancárias e, por isso, carregava entre R$15 e 20 mil na própria roupa. A família considerou que Vicente poderia ter sido sequestrado.
Ainda no registro, a irmã de Vicente também relatou que o idoso teria se desentendido com um familiar, a quem teria negado empréstimos antes de sumir. As autoridades, porém, não forneceram mais detalhes sobre se o idoso estava – ou não – com a quantia no momento do desaparecimento.
Quatro viaturas e 12 bombeiros participaram das buscas, com apoio de policiais militares ambientais e cães farejadores do Grupo de Ações em Emergências e Desastres (Gaed). A operação também contou com o Policiamento de Choque, que auxiliou na varredura do terreno acidentado. O caso segue investigado no 3º Distrito Policial de São Vicente.
Continua após a publicidade
Idoso é encontrado próximo a área de mata
Por volta das 22h30 de quinta-feira (8), moradores da área avistaram o idoso perto de um bar e informaram a localização ao filho dele. Os bombeiros foram acionados e, de acordo com o BO, uma equipe foi enviada ao local. Vicente foi encontrado junto ao animal, ‘desorientado’ e sentindo ‘mal-estar’.
A Prefeitura de São Vicente, informou que o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) foi acionado e que o idoso foi imediatamente avaliado no local e levado ao Pronto-Socorro de São Vicente para receber atendimento médico. Seu cão, que permaneceu ao lado dele durante todo o período, também foi resgatado em segurança.
Após os primeiros procedimentos, o homem foi encaminhado consciente e estável ao Pronto-Socorro do Jardim Rio Branco. Com relação ao estado de saúde, a Secretaria de Saúde (Sesau) comunicou que, conforme o Artigo 73 do Código de Ética Médica, os profissionais de saúde são proibidos de informar.