Presidente Lula e Paulo Pimenta – Foto: José Cruz / Agência Brasil
A saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom) marca a sétima mudança ministerial no governo Lula. A decisão foi oficializada após uma reunião nesta terça-feira (7) no Palácio do Planalto. O marqueteiro Sidônio Palmeira, responsável pela campanha presidencial de 2022, será o sucessor no comando da pasta.
As mudanças no governo Lula
A primeira alteração no alto escalão ocorreu em abril de 2023, quando o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, deixou o cargo após polêmicas envolvendo os atos de 8 de janeiro. O general Marcos Antônio Amaro assumiu a posição.
Em julho de 2023, Daniela Carneiro (União-RJ) deixou o Ministério do Turismo, sendo substituída por Celso Sabino (União-PA).
Setembro de 2023 registrou duas mudanças importantes: Ana Moser deixou o Ministério do Esporte, com André Fufuca (PP-MA) assumindo seu lugar, enquanto Márcio França (PSB) deixou o Ministério de Portos e Aeroportos para dar lugar a Silvio Costa Filho (Republicanos-PE).
A quinta mudança ocorreu em fevereiro de 2024, quando Flávio Dino deixou o Ministério da Justiça após ser indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ricardo Lewandowski foi nomeado para a pasta.
A sexta troca veio com a saída de Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos, em setembro de 2024, após denúncias de assédio sexual. Macaé Evaristo assumiu o cargo.
A saída de Paulo Pimenta
Paulo Pimenta anunciou sua saída após alinhar os detalhes com o presidente Lula. Em declaração, o ex-ministro afirmou que o governo busca um perfil diferente para liderar a Secom, mas destacou que a parceria com Lula e o projeto de governo continuam:
“O presidente quer à frente da Secom uma pessoa com o perfil diferente do que eu tenho. Vamos fazer a caminhada conjunta até a semana que vem. Nós temos o mesmo projeto. Portanto vamos ter uma parceria que não se encerra.”, Disse Pimenta.
Paulo Pimenta entra de férias nesta quinta-feira (10), enquanto Sidônio Palmeira deve assumir oficialmente o comando da Secretaria de Comunicação Social na próxima semana.