Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Médico “fantasma” que teria recebido R$ 60 mil sem trabalhar é demitido em Valinhos; Vídeo

Viralizou nas redes sociais vídeo que mostra prefeito expulsando o médico suspeito de desembolsar valores

O prefeito de Valinhos (SP), Franklin Duarte de Lima (PL), viralizou nas redes sociais com um vídeo que o mostra expulsando um médico suspeito de receber valores sem trabalhar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município (veja o vídeo).

O profissional, identificado como Flávio, prestava serviços para a Prefeitura de Valinhos por meio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas, que possibilita a contratação de empresas médicas sem processo licitatório) e teria recebido R$ 60 mil em 2023 enquanto estava de férias na Europa.

Ele ocupava o cargo de chefe dos demais profissionais na UPA. Segundo investigações, Flávio teria recebido pagamentos por 45 plantões entre 1º de agosto e 29 de setembro de 2023, período em que, supostamente, não estava no país.

Ainda em 2023, o então vereador Franklin Duarte de Lima recebeu denúncias de servidores públicos sobre as irregularidades cometidas pelo médico, que recebia por plantões, mas não comparecia à unidade de saúde.

Franklin então acionou o Ministério Público (MP) e protocolou um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que na ocasião foi rejeitada pelos demais vereadores.

Após ter levado o tema à Tribuna da Câmara Municipal, acionado o MP e solicitado repetidamente de forma pública que a ex-prefeita tomasse providências, Franklin reforçou durante toda a campanha eleitoral que resolveria a situação assim que assumisse a gestão municipal.

Em entrevista durante as sabatinas realizadas pela VTV SBT no período eleitoral, o então candidato reforçou esse compromisso: “O problema da UPA é um problema de corrupção. Tem um médico chamado Flávio, que só em outubro de 2023, ele ganhou R$ 60 mil reais, mas não apareceu na UPA para dar plantão, ele recebeu sem trabalhar”, afirmou.

Já eleito, o prefeito, no dia 2 de janeiro de 2025, determinou que a Secretaria de Saúde suspendesse qualquer tipo de prestação de serviços por parte do Dr. Flávio. Contudo, apesar de não ter sido escalado pela pasta, o médico se auto escalou e compareceu à base do SAMU no dia 4 de janeiro para cumprir plantão de regulação médica. Ao ser informado pelos servidores que o Dr. Flávio estava no local, o prefeito se dirigiu à base e expulsou o médico do local e dos demais serviços de saúde do município.

Médico é investigado por irregularidades em Valinhos

Na época das investigações, o Ministério Público (MP), após receber a denúncia sobre o caso, o promotor de Justiça Tatsuo Tsukamoto oficiou a então prefeita Lucimara, solicitando esclarecimentos sobre o caso. Ela informou que, apesar de receber por plantões médicos, o Dr. Flávio executava plantões administrativos e de coordenação à distância.

Contudo, após ser questionada pela Controladoria da própria Prefeitura, a Secretaria de Saúde de Valinhos afirmou que não existe previsão para a regulamentação de lançamentos de plantões à distância/administrativos/supervisão no Consórcio Cismetro.

Apesar de reconhecer que não havia previsão para a prestação desses serviços, a Prefeitura efetuou todos os pagamentos.

Além disso, vale lembrar que um dos funcionários do Dr. Flávio, o gestor da UPA de Valinhos, Marcos Vinícius Cavalcanti Pereira, foi preso em dezembro de 2024, suspeito de ter ligação com um dos integrantes da organização criminosa investigada por praticar roubos a carros-fortes no estado de São Paulo, de acordo com a Polícia Civil. Ele teria tentado ajudar Roberto Marques Trovão Lafaeff a receber atendimento médico utilizando documentos falsos.

Atualmente, com a nova gestão, a Prefeitura de Valinhos está realizando uma apuração administrativa para levantar as irregularidades e buscar o ressarcimento dos possíveis prejuízos causados.

Com apenas três dias de investigação, a Secretaria de Saúde já identificou que outros três médicos escalados por Flávio também recebiam sem cumprir plantões médicos. Uma das profissionais, inclusive, pediu desligamento assim que o médico foi expulso do 192.

Entramos em contato com o Dr. Flávio José Ferreira Costa, solicitando um posicionamento. No entanto, até a publicação desta reportagem, não recebemos retorno. O espaço segue aberto para qualquer manifestação.


Continua após a publicidade

Autor

  • Camila Borges dos Santos

    Jornalista formada pela Universidade Paulista em 2023, com experiência em apuração, produção de pautas, apresentação e cobertura de matérias jornalísticas em diferentes formatos.

VEJA TAMBÉM

viatura policial e uma grande quantidade de drogas e dinheiro, representando 'Boteco da Vila': operação fecha ponto de tráfico e prende dupla em Americana

‘Boteco da Vila’: operação fecha ponto de tráfico e prende dupla em Americana

Vídeo mostra execução de homem em situação de rua em Santos

Vídeo mostra execução de homem em situação de rua em Santos

Homem procurado por estupro de vulnerável é preso em Americana

Homem procurado por estupro de vulnerável é preso em Americana

idosa-preso-atropela

Polícia prende motorista suspeito de atropelar idosa em Santos

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.