João Pedro Batista Barbosa, de 30 anos, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva durante audiência de custódia, após atropelar e matar mãe e filha em Praia Grande, na última segunda-feira (30). O acidente ocorreu quando ele perseguia um suspeito de roubo e, em um momento de confusão, perdeu o controle do carro.
Em depoimento à Polícia Civil, João relatou que perseguia o suspeito, identificado como Claudio Henrique da Silva, de 20 anos, que teria roubado o celular de um amigo dele. Durante a perseguição, João disse ter se assustado ao ouvir ameaças de tiro e, confundindo os pedais, acabou acelerando o veículo. A explicação foi aceita como homicídio culposo, sem intenção de matar, mas a prisão foi convertida em preventiva.
O acusado de roubo, Claudio Henrique da Silva, foi preso e também teve a prisão preventiva decretada. Claudio negou a acusação e contou que estava na praia quando foi abordado por pessoas que o acusaram de roubar uma correntinha. Segundo seu relato, ele foi ameaçado com uma arma e, ao tentar fugir, foi atingido pelo carro de João Pedro, que acabava de atropelar as vítimas.
O VTV News não localizou a defesa de ambos os envolvidos. Entretanto, o espaço para manifestação segue aberto.
Mãe e filha morrem atropeladas por carro que perseguia assaltante em Praia Grande; relembre
Carla Francisca de Queiroz, de 38 anos, e sua filha de 13 estavam de bicicleta quando foram atingidas por um carro que invadiu a calçada na Rua Maria Rosa Corrêa, no bairro Vila Antártica. O acidente ocorreu por volta das 16h35, próximo à Escola Estadual Sylvia de Mello, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A mãe ficou prensada entre o veículo e o portão, e morreu no local. Já a criança ficou debaixo do carro e foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos, conforme apurado pelo VTV News.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para prestar socorro. Segundo os bombeiros, a mulher sofreu esmagamento de tórax e crânio, e morreu no local. A menina, encontrada inconsciente, foi levada a uma ambulância, mas faleceu após tentativas de reanimação.
O motorista, João Pedro Batista Barbosa, que sofreu apenas ferimentos leves, foi atendido no local e conduzido pela Guarda Civil Municipal (GCM) ao Distrito Policial de Praia Grande, onde prestou depoimento.
Durante a ação, um agente da GCM sofreu uma queda e lesionou o pé. Ele foi socorrido por uma ambulância do município e passa bem. Já o helicóptero Águia da Polícia Militar (PM) sobrevoou a área para apoio, mas não precisou pousar. A Polícia Civil isolou o local para realização da perícia.
Veja também: