A Polícia Federal (PF) prendeu homem em flagrante por venda de cigarros contrabandeados a investigação apontou comercialização de cigarros eletrônicos e comuns contrabandeados em Bragança Paulista.
A prisão se deu no âmbito da Operação Fumaça Maligna 2, cujo objetivo é combater o comércio clandestino de cigarros eletrônicos estrangeiros na circunscrição da PF de Campinas.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em um estabelecimento de Bragança Paulista. No local foram encontrados e apreendidos 38 cigarros eletrônicos e 651 maços de cigarros estrangeiros.
Todos esses materiais entraram clandestinamente no país e estavam sendo oferecidos em um estabelecimento comercial o que resultou na prisão em flagrante do proprietário.
O nome da operação, Fumaça Maligna, se deve ao fato de que a investigação tem por objetivo coibir o comércio irregular de cigarros eletrônicos, conhecidos popularmente como “puffs”, “pods” ou “vapes”, cujo comércio é proibido pela Anvisa, por causar malefícios à saúde dos usuários.
Esta já é a segunda operação deflagrada no ano de 2025 pela Delegacia de Polícia Federal em Campinas destinada a coibir esse tipo de delito; a primeira ocorreu em 16 de janeiro, na cidade de Pedra Bela, quando houve apenas buscas e os dispositivos não foram encontrados.
O preso responderá pelo crime de contrabando, cuja pena pode chegar até cinco anos de reclusão. O material apreendido foi encaminhado para destruição, após ser periciado pelo Núcleo Técnico Científico da Polícia Federal em Campinas.