Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Polícia Civil aponta irregularidades em dispositivo que causou o afogamento de menina em resort

Laudo aponta irregularidades no dispositivo de sucção da piscina que prendeu o cabelo da vítima
WhatsApp Image 2024-12-19 at 12.52.37

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (18) um laudo que aponta irregularidades no dispositivo de sucção da piscina, o qual prendeu o cabelo de uma menina de 9 anos e causou seu afogamento em um resort de luxo em Campinas, no dia 23 de novembro. A criança ficou 11 dias internada no Hospital Mário Gatti, mas faleceu.

Segundo o delegado Luiz Fernando Marucci, responsável pela investigação do caso, o laudo foi disponibilizado pelo Instituto de Criminalística (IC). Paralelamente, a Polícia ouviu várias pessoas e testemunhas, como o salva-vidas, pessoas que auxiliaram no socorro da menina, responsáveis pelo resort e também os familiares da criança.

“Dentro desse panorama, com o laudo pericial e a prova técnica, em síntese, ele traz a informação de que o dispositivo que causou o acidente está em total desconformidade com as normas técnicas. Esse tópico é muito importante agora no curso da investigação, porque, a partir de agora, vamos buscar quem foi o responsável por instalar aquele dispositivo”, declarou o delegado.

O delegado também contou que, após a divulgação do acidente, uma família procurou a Polícia relatando que, dias antes, ocorreu o mesmo incidente na piscina do resort, com o mesmo dispositivo, mas com um desfecho não trágico. Agora, a Polícia irá buscar outras pessoas que também tenham enfrentado esse problema e apurar se o hotel tinha conhecimento sobre isso.

O caso está sendo investigado como homicídio culposo, pois, segundo o delegado, a investigação aponta que já houve outros episódios e nenhuma providência foi tomada.

“Nós temos uma legislação de 2022 que estabelece de forma muito clara que os responsáveis pelas piscinas, em funcionamento ou em construção, devem obedecer a certos critérios, como o de instalar dispositivos que evitem qualquer tipo de aprisionamento ou enlace das pessoas”, explicou o delegado Marucci.

Morre menina que se afogou em piscina de resort de luxo em Campinas

A menina, de 9 anos, que foi vítima de afogamento no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, no dia 23 de novembro, não resistiu e morreu na Unidade Pediátrica Mário Gattinho. A morte dela foi confirmada pela família nesta quinta-feira (5).

De acordo com as informações do boletim de ocorrência, a criança faleceu na noite desta quarta-feira (4) por morte encefálica. Os médicos comunicaram que a morte ocorreu às 20h20.


Continua após a publicidade

Ela completaria 10 anos neste dia. O cabelo da menina ficou preso no ralo e ela ficou suberma por cerca de 7 minutos na piscina do resort, que fica no Jardim Nova Califórnia. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o resgate até a unidade hospitalar. Quando os bombeiros chegaram ao local, a criança já havia sido estabilizada por médicos presentes, que seriam hóspedes do hotel, segundo testemunhas.

A Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado como lesão corporal culposa e agora passa a ser considerado homicídio culposo (quando não há a intenção de matar).

Royal Palm Plaza Resort

Em nota o Royal Plaza Resort informou que lamenta profundamente o ocorrido.

“O Royal Palm Plaza Resort tem colaborado com as investigações desde o primeiro momento. O dispositivo do retorno da cascata, no qual aconteceu o acidente, foi desconectado e a cascata desligada de forma definitiva.
Não tivemos acesso ao laudo, mas continuamos à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento.
A administração do hotel não teve conhecimento de nenhuma ocorrência anterior à de novembro, apenas recebeu mensagem de uma hóspede dias depois do acidente.
Reforçamos que os ralos de todas as piscinas são antissucção e antiaprisionamento e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos hóspedes, mantendo os protocolos e procedimentos de segurança sempre em operação
“.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

morte dengue rio claro

Bragança Paulista confirma primeira morte por dengue em 2025

festa peão paulínia igor tuzuki FPP

Festa do Peão de Paulínia fecha edição 2025 com crescimento de 75%

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );