Richard Henrique Julião, de 21 anos, que espancou um idoso de 78 anos em Praia Grande, possui um histórico de agressões. Em agosto de 2023, ele foi denunciado por agredir a própria avó, de quem também destruiu diversos móveis dentro de casa, localizada no Itaim Paulista, em São Paulo.
Conforme apurado pelo VTV News, a idosa obteve medidas protetivas contra ele na época, impedindo que ele se aproximasse a menos de 100 metros dela.
Na ocasião, Richard teria ido até a casa da avó com a namorada grávida, alegando que queria morar lá, mas teve o pedido negado.
Irritado, ele destruiu eletrodomésticos, portas, janelas e espelhos, além de danificar o banheiro da residência. Segundo testemunhas, a avó tentou contê-lo, mas foi empurrada. O jovem fugiu antes da chegada da Polícia Militar (PM).
Agressão a ex-namorada grávida
A jovem de 22 anos, cuja identidade foi preservada, conheceu Richard em 2022, quando passou a morar com ele em São Paulo e logo engravidou. O relacionamento durou um ano, mas foi marcado por violência. Ela registrou dois boletins de ocorrência contra o ex-companheiro, temendo as agressões constantes.
Segundo a vítima, Richard a agredia principalmente quando ela tentava terminar o relacionamento. Durante a gravidez, foi mantida presa no quarto e enforcada, chegando a quase desmaiar. Apesar dos abusos, ela hesitava em denunciá-lo por medo do filho crescer sem um pai.

A primeira agressão aconteceu em 20 de janeiro de 2023, quando Richard invadiu seu prédio e a atacou dentro do apartamento. Ele quebrou seu nariz, e ela precisou ser hospitalizada. Richard ameaçou tirar a própria vida, mas foi impedido pela jovem.
Onze dias depois, a segunda agressão ocorreu em um hotel na Mooca. Richard trancou a vítima no banheiro e desferiu socos e chutes, quebrando sua clavícula. O ataque só parou quando outras pessoas entraram no quarto ao ouvirem seus gritos de socorro.
Homem espancou idoso em Praia Grande
O crime mais recente ocorreu na noite da última quarta-feira (12), quando Richard estava acelerando um Porsche na Avenida Presidente Castelo Branco, em Praia Grande.
O barulho do veículo incomodou os moradores, levando o aposentado Argemiro Soares da Silva a reclamar. Como registrado, o jovem reagiu violentamente, desferindo vários socos contra a vítima.
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela reportagem mostram que Richard não agiu sozinho. Outros homens estavam com ele, incluindo um passageiro no Porsche, um motociclista e duas pessoas em outro carro.
Após o início da discussão, Richard jogou um chinelo no idoso, que revidou da mesma forma. O aposentado pegou um pedaço de azulejo, ameaçando jogá-lo no carro, o que levou o agressor a partir para cima dele.
Violência extrema e fuga
Argemiro foi violentamente agredido e caiu no chão, mas Richard continuou os ataques. Um outro homem também o empurrou, e, no momento mais brutal, o jovem deu um chute forte na cabeça da vítima, que perdeu a consciência no meio da avenida. Após a agressão, o grupo fugiu do local em seus veículos.
A Polícia Civil analisou imagens das câmeras de segurança e conseguiu identificar Richard, que seguiu em direção à capital paulista após a agressão. Na quinta-feira (13), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decretou prisão preventiva.
O Porsche utilizado por ele está registrado no nome de um homem de Belo Horizonte (MG), e os policiais continuam as investigações para localizar o paradeiro do suspeito — que segue foragido.
Continua após a publicidade
Recuperação da vítima
Após o ataque, o idoso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Pronto-Socorro (PS) Central. Argemiro sofreu lesões graves e relata dores nas costelas, costas, rosto e cabeça.

Uma vizinha, que gravou o incidente, também foi insultada pelo motorista, que a chamou de “p*ta” durante a discussão, segundo o Boletim de Ocorrência (BO).
O idoso pede que Richard e os outros envolvidos sejam identificados e punidos, pois o grupo já estava causando transtornos aos moradores antes da agressão.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande como lesão corporal e difamação. Richard poderá responder por tentativa de homicídio qualificado, já que a vítima tem mais de 60 anos e não teve chance de defesa.
Deboche nas redes sociais
O caso ganhou repercussão após vídeos e publicações nas redes sociais do acusado debochando da situação.
Nas postagens, Richard afirma que “agiu em legítima defesa”, alegando que o idoso teria jogado uma pedra em seu veículo de luxo, avaliado em R$ 362.432.
Em tom de deboche, ele escreveu que o idoso “tomou o dele” e até desejou a morte da vítima. A Polícia Civil informou que o jovem tem antecedentes criminais e responde por crimes como estelionato, desacato, lavagem de dinheiro e lesão corporal contra mulheres.

Fuga para SP
Após o incidente, a polícia usou câmeras para monitorar a fuga de Richard, que seguiu para São Paulo. A corporação continua as buscas para localizá-lo.
O veículo foi encontrado na sexta-feira (14), mas Richard, o dono do carro, não estava no local.
Imagens mostram um carro de luxo sujo e estacionado em um prédio na zona leste de São Paulo.

Até o momento, nenhum dos envolvidos foi preso e o VTV News não conseguiu localizar a defesa do acusado. O espaço para manifestação, porém, segue aberto.