Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Quatro pessoas são presas por descarte irregular de óleo de navios

Grupo é investigado por manter um "laboratório" clandestino que fazia o descarte
WhatsApp Image 2024-08-22 at 10.29.44

Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) prenderam, nesta quarta-feira (21), uma mulher e três homens por manter um “laboratório” clandestino utilizado para descartar óleo de navios na região portuária de Santos, em São Vicente. Segundo as investigações, o quarteto é suspeito de ter contaminado um dos principais rios da Baixada Santista.

Foram apreendidos 14 caminhões com cerca de 400 mil litros de óleo durante a operação. O “laboratório” clandestino usava canos e mangueiras conectados a partir do local para despejar o material nas vias públicas, atingindo a galeria de águas pluviais próximas ao porto e também a rios da região. (veja no vídeo abaixo)

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos utilizavam equipamentos para separar a “água suja” do óleo dos navios. Eles foram multados em mais de R$ 62 mil. Além disso, a quadrilha é investigada por furto qualificado e desvio de recursos hídricos.

Uma segunda empresa também é investigada por contratar o serviço dos criminosos para descartar ilegalmente o óleo de navios e reduzir os custos. Após a identificação do crime, as equipes policiais cumpriram mandados de busca em dois endereços ligados aos suspeitos. Nos locais, foram encontrados os quatro envolvidos, responsáveis pela manutenção do esquema.


Continua após a publicidade

Durante a vistoria, foi identificado um cano no banheiro do galpão, ligado à rede de esgoto. Nos fundos do imóvel, outros tubos direcionavam o óleo à galeria pluvial, onde foram encontrados resíduos secos do material. Em outro cômodo, havia frascos de ensaio com mais vestígios de óleo. Órgãos de regulamentação e a perícia do Instituto de Criminalística (IC) foram acionados.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos. Os suspeitos foram encaminhados à delegacia e permanecem à disposição da Justiça. O caso foi registrado na 1ª DIG de Santos como poluição, produção de substância tóxica, furto, cumprimento de mandado de busca e apreensão e associação criminosa.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

Cachorro não foi abandonado e família explicou o que ocorreu no vídeo

Vídeo de cachorro correndo atrás de carro gera mal-entendido

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9854

Arsenal vence Real Madrid com gol de Martinelli e está nas semifinais

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );