Um homem foi preso acusado de injúria racial contra um segurança em uma loja no Gonzaga, em Santos, na Baixada Santista, após ofensas racistas. A Guarda Civil Municipal (GCM) capturou o suspeito após o ato de racismo, que ocorreu por volta das 20h15, na Avenida Ana Costa, na noite do último domingo (6).
Segundo a GCM, o incidente começou quando um casal se revoltou ao saber que o estabelecimento não possuía banheiro. Em seguida, a discussão escalou para agressões físicas e verbais, incluindo ofensas racistas dirigidas ao segurança da loja.
Funcionários de uma unidade da Americanas próxima ao local intervieram para conter a confusão. No entanto, a situação ganhou proporções maiores, com diversas pessoas presenciando e reagindo ao ocorrido.
Homem é preso por injúria racial contra segurança no litoral de SP
Vídeos obtidos pelo VTV News mostram o homem sendo colocado em uma viatura da GCM. Durante a abordagem, pessoas ao redor protestaram contra supostas ofensas racistas do acusado e chegaram a pedir aos guardas que permitissem um linchamento.
Continua após a publicidade
Todos os envolvidos foram conduzidos ao 1º Distrito Policial, onde o caso foi registrado como injúria, injúria racial e lesão corporal. Após prestarem depoimento, os suspeitos foram liberados, e a vítima foi orientada sobre passos seguintes para representação criminal. O caso segue em investigação.
Em nota, a empresa informou que a vítima não era segurança da Americanas, mas de um estabelecimento próximo. Porém, comunicou que repudia qualquer tipo de violência ou ato discriminatório dentro ou fora de seus ambientes. “A Americanas segue à disposição das autoridades para auxiliar na elucidação do caso”, diz a nota.