Um turista, de 28 anos, morreu após se afogar na Praia do Gonzaga, em Santos, durante a virada do ano, na madrugada de quarta-feira (1º). De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM), o homem apresentava sinais evidentes de embriaguez quando foi resgatado por populares que alertaram sobre a situação.
A GCM foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar no local, encontrou o turista desacordado na faixa de areia e imediatamente iniciou os procedimentos de primeiros-socorros, tentando reanimá-lo.
As equipes de resgate trabalharam em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que continuou as manobras de reanimação. Após a estabilização inicial, a vítima foi transportada para a UPA Central, onde, infelizmente, o óbito foi confirmado.
O homem era natural de Franco da Rocha, no interior de São Paulo. Segundo a Prefeitura de Santos, a morte é atribuída ao afogamento, com o agravante do estado de embriaguez no momento do acidente.
Com o trágico acidente, a região da Baixada Santista soma dez mortes e três desaparecimentos no período entre o dia 31 de dezembro e 1º de janeiro, de acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). No ano anterior, no mesmo período, foram sete óbitos.
Festas de fim de ano no litoral de SP têm vítimas fatais e desaparecidos no mar; confira
Em Praia Grande, um homem de 36 anos perdeu a vida ao se afogar, e dois jovens de 23 anos desapareceram em correntes de retorno. Uma das vítimas era residente da Capital e a outra de Americanópolis, no Interior paulista.
Itanhaém também registrou tragédia, com duas mortes por afogamento, sendo uma de uma jovem de 18 anos, na praia de Bopiranga, e a outra de um homem, na Praia do Gaivotas.
Em Peruíbe, duas irmãs de 21 e 27 anos, naturais de Santo André, se afogaram no Balneário Stella Maris. Já em Bertioga, dois jovens desapareceram: um adolescente de 16 anos, próximo à desembocadura do Rio Guaratuba, e um jovem de 19 anos, na Praia de Riviera de São Lourenço.