O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), visitou a sede da VTV SBT e comentou sobre os desafios e projetos para a cidade durante o seu novo mandato que começou em 2025. O Chefe do Executivo foi entrevistado pelo editor Brenno Beretta.
“Quando a gente tem a honra de ser eleito em quase 70%, aumenta a responsabilidade. Então, eu agradeço muito a oportunidade aqui da VTV SBT, a todos os nossos telespectadores, e que nós todos aí tenhamos um 2025 de muito sucesso, prosperidade e saúde para todos”, disse o prefeito.
Dário Saadi comenta sobre os quatro anos anteriores
Dário disse que sempre teve um diálogo muito franco e honesto com a população.
“É uma alegria entrar em 2025 falando que foi o mandato que a gente encerrou e os quatro anos que temos pela frente. Eu sei que muitas áreas a gente tem que melhorar mais. Algumas avançamos bastante e outras eu não consegui avançar o que eu gostaria, por isso que a gente entra no segundo mandato com gás total, com muita força para cumprir os compromissos que nós temos com a população de Campinas”, comentou.
Planos para 2025 do Governo Dário Saadi em Campinas
O prefeito anunciou mais de R$ 260 milhões de investimentos nos próximos 100 dias.
“É um conjunto de obras e programas na área de saúde, de infraestrutura, na área também de transporte público que nós estamos já prontos para colocar em ação, colocar em prática nesses próximos 100 dias”, disse.
O que esperar do transporte público em Campinas?
Olha, nós já fizemos no ano passado, em 2024, todas as audiências públicas necessárias para a publicação do edital. Agora o edital vai para a publicação nas próximas semanas, tem que ficar um período aí e depois disso abrir os envelopes. Então nós temos já tudo pronto para a publicação, audiências públicas feitas e com essa licitação a gente quer renovar a frota.
Saúde em Campinas no ano de 2025
Dário Saadi cita que não existia hospital pediátrico público em Campinas.
“Hoje, nós temos o Mário Gatinho que já passou de 140 mil atendimentos. Então, para falar de resolver a situação da saúde, nós precisamos resolver do ponto de vista regional e metropolitano. Campinas, além do Mário Gatinho, nós implantamos a saúde digital .Nos últimos dias do mês de dezembro do ano passado, nós entregamos o CEM, o Centro de Exames e Especialidades Médicas, no centro de Campinas, que já começou a funcionar com cinco ou seis especialidades”, descreve.
Projetos para combater problema de enchente em Campinas
“Os dois principais córregos que causaram tantos transtornos, fora outros que não são só esses, mas dois eram muito emblemáticos, o da Princesa D’Oeste e da Orozimbo Maia. Nós já iniciamos o ano passado a construção do primeiro grande piscinão próximo ao Jardim São Fernando, na cabeceira da Princesa do Oeste e já licitamos, no ano passado, iniciamos o processo de licitação do segundo piscinão na Orozimbo Maia e temos mais dois, três pela frente. Esse recurso eu já consegui no BNDES, foram quase R$ 600 milhões de reais em investimentos para essa finalidade e eu repito aquilo que eu falei na Conferência do Clima, lá no Azerbaijão. As adaptações, as obras de mudanças, para enfrentar as mudanças climáticas, vão também ficar para os municípios”, explica.
Quais são os planos para a Educação em Campinas?
O prefeito comenta como foi seu mandato na área da Educação. “No mandato passado, tivemos a felicidade de construir entre 16, 17 super creches do nosso programa Espaço do Amanhã, com capacidade de 5 mil vagas”.
No ensino fundamental o prefeito complementa dizendo quais são os planos futuros. “Temos uma programação de construir 10 escolas de ensino fundamental integral. Mas, não uma escola só com sala de aula, é uma escola com sala de aula, equipamento esportivo, área pós-esportiva, área cultural, para que ali a criança tenha uma formação completa”.
Dário fala sobre preocupações e como irá começar seu novo mandato
Eu tenho uma preocupação muito grande. Primeiro, com as contas públicas, a gente fez um esforço grande de chegar até o final do mandato passado, poucos dias atrás, pagando as contas em dia. A situação é orçamentária, financeira, prefeitura, sob controle. E se não tiver nenhum sobressalto da economia do país, a gente tem condição de passar os outros anos equilibrados, isso é muito importante. Vamos começar o segundo mandato com energia, com garra, como comecei o primeiro.